Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Cotidiano Sexta-feira, 08 de Março de 2013, 12:15 - A | A

Sexta-feira, 08 de Março de 2013, 12h:15 - A | A

Mulheres do MST trancam BR-264 em Nova Alvorada do Sul durante protesto

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Seguindo a bandeira da Luta Nacional das Mulheres Sem Terra, cerca de 500 mulheres do Movimento Sem Terra (MST) trancaram o trecho da rodovia federal BR-264 em Nova Alvorada do Sul, município distante a 120 km de Campo Grande. O protesto teve início às 5h30 da madrugada desta sexta-feira (8). A rodovia invadida liga Mato Grosso do Sul ao estado de São Paulo.

A militante do MST Atiliana Vicente, de 46 anos, explicou ao Capital News que o protesto acontece na data em que comemoram o Dia Internacional da Mulher para “colocar o dia oito de março como dia de luta feminino”.

Atiliana conta que o movimento serve para chamar a atenção da sociedade a respeito da reforma agrária. “Isso aqui é a luta pela reforma agrária. O Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] está inativo. Tem R$ 25 milhões na conta das famílias que estão parados há três anos”, conta.

Entretanto, o protesto das centenas de mulheres não se resume a essa questão. Atiliana explica que bandeiras como preservação ambiental também  fazem parte da mobilização feminina do MST.

“A nível nacional, queremos colocar em pauta a denúncia do grande capital na agricultura. A região de Nova Alvorada tem o que faz parte da segunda maior reserva de água potável do mundo, o Aquífero Guarani. Queremos colocar para a sociedade, que o crescimento das usinas e o veneno jogado por elas podem penetrar na terra atingindo e contaminando o aquífero”, acrescenta.

O tráfego de veículos no local está liberado. Segundo Atiliana, a rodovia foi trancada por paus e pneus. Mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou o trecho. “Eles até prenderam três ônibus de nossas companheiras, tentando diminuir a participação das mulheres no movimento”, comenta.

A mulher ainda disse que está mobilizando outras pessoas para o protesto na BR-264. Ela informou que o movimento deve acabar às 15h. A reportagem do Capital News procurou a PRF para obter mais informações, mas devido o horário de almoço, não conseguiu contato.
 

• • • • • 

• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 

• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS