Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008, 07:54 - A | A

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008, 07h:54 - A | A

MS terá novo posto de verificação de caminhões-tanque

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/ MS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), inaugura nesta segunda-feira 10/11, o novo posto de verificação de cronotacógrafos e de caminhões-tanque Anízio de Emílio. O evento acontece a partir das 10h da manhã na sede da agência, na avenida Fábio Zahran, sem número, na Capital.

 

A agência será pioneira no País em disponibilizar um posto de verificação de cronotacógrafos, que são equipamentos utilizados em veículos, servem para monitorar a velocidade e a distância percorrida, além de disponibilizar informações sobre tempo de trabalho e parada. Esses instrumentos também são obrigatórios para caminhões de carga bruta superior a quatro toneladas e veículos que transportam produtos perigosos a granel. O equipamento é usado principalmente em empresas.

 

O Inmetro estará equipando os postos de verificações do país com instrumentos padrões que realizarão as verificações dos cronotacógrafos nas quais apresentam a real medição apresentada pelos instrumentos, bem como realizará treinamentos para os metrologistas que irão realizar as verificações.

 

A verificação de segurança em caminhões tanque também é outra novidade que a AEM inaugura na próxima segunda-feira. O objetivo é melhorar ainda mais os serviços disponibilizados que são responsáveis por garantir a qualidade dos produtos oferecidos para a população sul-matogrossense.

 

Para que serve cronotacógrafo:

A principal função do cronotacógrafo é garantir a segurança dos usuários do meio de transporte, na medida em que o instrumento indica e registra de forma instantânea a velocidade e a distância percorrida pelo veículo. Por isso, é de grande importância para monitoramento, pelas empresas, do comportamento de seus profissionais ao volante. Além de controlador de velocidade, o aparelho também mostra variáveis relacionadas diretamente ao condutor do carro, como os tempos de trabalho, de parada e de direção. Nesse caso, constitui um aliado nas fiscalizações do Ministério do Trabalho, que pode utilizar os registros do instrumento para checar, por exemplo, o cumprimento do tempo mínimo de descanso exigido pela legislação trabalhista para os condutores de veículos de transporte coletivo. (Notícias MS)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS