O início da primavera foi marcado por fortes temporais no sul de Mato Grosso do Sul. Em Amambai, a chuva veio acompanhada de rajadas de até 81 km/h nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (22), causando destelhamento de casas, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. O Corpo de Bombeiros atendeu dez ocorrências até 7h30, sendo sete por telhados arrancados e três relacionadas a árvores que caíram durante o vendaval. O prefeito Sérgio Barbosa afirmou que ainda há bairros no escuro e que equipes da prefeitura estão nas ruas fazendo a remoção de árvores e avaliando possíveis famílias desabrigadas.
Caarapó também foi duramente atingida pelas rajadas de vento, que chegaram a impressionantes 115,6 km/h entre domingo (21) e a manhã de segunda. A força dos ventos causou instabilidade no fornecimento de energia elétrica, inclusive em repartições públicas, comprometendo o funcionamento da internet em setores internos da prefeitura. Segundo a concessionária Energisa, algumas ruas seguem com o fornecimento interrompido, mas equipes estão em campo para resolver a situação.
O impacto nas cidades não se limitou à falta de energia. Em Caarapó, a Sanesul informou que o sistema de captação de água também foi prejudicado, afetando diretamente o abastecimento em diversos bairros, como Centro, Vila 70, Planalto, Jardim Aprazível, Jary e Vival dos Ipês. A empresa recomenda o uso consciente da água até que a normalidade seja restabelecida, o que deve ocorrer até o meio-dia de segunda-feira.
A Defesa Civil e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) já haviam alertado para o risco de temporais, com ventos intensos, descargas elétricas e possibilidade de granizo, especialmente na região sul do estado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja com validade até terça-feira (23), prevendo chuvas entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h e riscos como alagamentos, cortes de energia e danos em plantações.
Diversas outras cidades também enfrentaram os efeitos do clima severo. Foram registrados ventos acima de 70 km/h em locais como Aral Moreira, Iguatemi, Itaporã, Cassilândia, Rio Brilhante, e Nova Andradina. Em Campo Grande, um voo precisou ser cancelado devido ao tempo instável. Já em Ponta Porã, foram acumulados 26,8 mm de chuva, enquanto Dourados registrou 14,2 mm, Maracaju 7,2 mm e Bela Vista 5,4 mm. A orientação da Defesa Civil é clara: em caso de ventania, evitar áreas com árvores, desligar aparelhos elétricos e manter distância de estruturas metálicas ou postes de energia.
• • • • •
• REDES SOCIAIS •
• REPORTAR NEWS • |