Com foco no desenvolvimento sustentável, o plano prevê ações como a recuperação de pastagens degradadas, ampliação dos sistemas integrados de produção e incentivo ao uso de tecnologias sustentáveis, como bioinsumos, plantio direto e irrigação eficiente.
A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima, da Política Estadual de Mudanças Climáticas e do Plano ABC nacional. O programa busca consolidar uma economia agrícola mais limpa e adaptada às novas exigências ambientais.
O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou nesta terça-feira (19) o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, conhecido como ABC+ MS 2020–2030. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado.
“O objetivo é aliar produtividade com preservação ambiental, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e fortalecendo práticas de baixo impacto”, destacou o governo. A expectativa é de mitigar cerca de 79,7 milhões de toneladas de CO₂ equivalente até 2030.
Para garantir a implementação das metas, será criado um Grupo Gestor Estadual, responsável por acompanhar e revisar as ações ao longo da execução do plano, promovendo ajustes sempre que necessário.