Campo Grande 00:00:00 Sábado, 07 de Setembro de 2024


Meio Ambiente Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 14:12 - A | A

Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 14h:12 - A | A

Agrotóxico

Condema cria programa para monitorar agrotóxicos na bacia do Rio Formoso

Decisão foi tomada após ONG reconhecer que níveis em rios está abaixo do permitido pela lei

Renata Santos Portela
Capital News

Após a ONG Neotrópica do Brasil reconhecer que níveis de agrotóxicos em rios está muito abaixo do permitido pela lei, o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) anunciaram a criação de um programa de monitoramento de agrotóxicos nas águas da bacia hidrográfica do Rio Formoso. A decisão foi tomada durante uma reunião na última sexta-feira (26), em Bonito.

O programa prevê um monitoramento contínuo e permanente, com técnicas metodológicas e científicas avançadas, nas águas da bacia hidrográfica do Rio Formoso, com possibilidade de expansão para os demais rios cênicos da região. A ideia é que esses dados ajudem a nortear políticas públicas de meio ambiente e saúde no município de Bonito.

A Ong identificou que substâncias como simazina, tiametoxam, fipronil e carbendazim estão presentes, mas todas dentro dos limites estabelecidos pela legislação. De acordo com os dados, de 10 pontos monitorados, apenas em 05 foram identificados traços de agrotóxicos, e ainda assim, em sua maioria, abaixo do limite de quantificação.

Entre os locais monitorados, um é um córrego urbano e os demais são pequenos córregos em diferentes bacias hidrográficas do município. Os rios Formoso e Prata, não mostraram sinais de contaminação por agrotóxicos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS