Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 06 de Maio de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 23 de Junho de 2008, 14:09 - A | A

Segunda-feira, 23 de Junho de 2008, 14h:09 - A | A

Mato Grosso do Sul ganha 1º Centro Estadual de Meteorologia

Da Redação- (JG)

O governo do Estado, por meio do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão e da secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias lançou oficialmente nesta segunda-feira (23) o Centro Estadual de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos (Cemtec), o primeiro centro de meteorologia instalado em Mato Grosso do Sul

O centro deverá ser o responsável pela elaboração do primeiro modelo climatológico do Estado. “A falta de um modelo meteorológico específico para o Estado é a principal dificuldade encontrada hoje na coleta de dados. Estamos desenvolvendo um estudo detalhado dos municípios de Mato Grosso do Sul para que esse modelo seja construído e as informações sejam obtidas de forma mais precisa”, explica Cátia Cristina Braga Rodrigues, meteorologista responsável pelo Cemtec.

O centro conta atualmente com quatro estações meteorológicas instaladas nos municípios de Aquidauana, Amambai, Cassilândia e São Gabriel do Oeste. Encontram-se também sob responsabilidade do Cemtec outras seis estações instaladas por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Naviraí. Outras quinze estações pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também servem de base para coleta de dados do Cemtec.

Durante a solenidade de lançamento do centro, a secretária Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias afirmou que serão buscados recursos junto ao governo federal para a instalação de estações em outros municípios do Estado. ”Buscaremos recursos junto ao Ministério da Agricultura e ao Ministério da Ciência e Tecnologia para que o Cemtec ganhe mais estações e atinja o estágio ideal de uma estação por município”, afirmou a secretária.

As previsões do tempo do Cemtec já estão sendo feitas em três dias da semana. “Na segunda, faço as previsões para terça e quarta-feira; na quarta são coletadas as informações para a quinta e sexta-feira e na sexta são divulgadas as previsões do fim-de-semana e da segunda-feira”, explica a meteorologista.

Os dados estão sendo divulgados pelo site da Agraer (www.agraer.ms.gov.br), mas a expectativa é de que seja criado um site específico do Cemtec para divulgação de boletins meteorológicos e outros dados relevantes sobre clima e tempo. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS