Conforme edital publicado do Diário Oficial do Estado (DOE), do último dia 20, os interessados em adquirir um dos 114 lotes de veículos e sucatas que estão sendo vendidos no segundo leilão virtual que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza por meio do Conselho Estadual Antidrogas (Cead) têm até às 17 horas desta quarta-feira (4) para dar lances.
No remate totalmente virtual organizado pela Via Leilões, são ofertados caminhões, carros, motocicletas e sucatas de diversos veículos, que iniciaram o leilão com lances de R$ 50. De acordo com o secretário executivo do Cead, Coronel Amauri Teixeira, a arrecadação com o remate já ultrapassa R$ 500 mil, mais que o dobro do valor venal dos lotes.
Do total de recursos arrecadados com o leilão do Cead, 80% voltam para Mato Grosso do Sul, conforme prevê a Lei Federal 11.343/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. De acordo com Harfouche o dinheiro é utilizado para criar e manter casas terapêuticas que recuperam usuários de drogas, bem como para a compra de viaturas, armas e munições para as polícias continuarem os trabalhos de repressão aos entorpecentes.
Os interessados em adquirir um dos 114 lotes que estão à venda pela internet, no site da Via Leilões, devem efetuar um cadastro pessoal no site www.vialeiloes.com.br, que envia um e-mail com login e senha para acesso aos lances.
Todos os bens estão disponíveis para visitação nos pátios das delegacias da Polícia Civil e Polícia Federal das regiões Sul e do Bolsão desde o último dia 29, sendo que os endereços estão especificados em cada um dos lotes. A Sejusp e o Cead esclarecem que cabe ao comprador a checagem e verificação da situação dos lotes a serem arrematados.