Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 11 de Junho de 2022, 08:12 - A | A

Sábado, 11 de Junho de 2022, 08h:12 - A | A

Amor ao próximo

Junho vermelho: campanha incentiva doação de sangue em Mato Grosso do Sul

Campanha passa a fazer parte do calendário de eventos do Estado

Laura Holsback
Campo Grande

Edemir Rodrigues/Portal MS

Junho vermelho: entidades se mobilizam em prol da doação de sangue

Hemosul de Campo Grande

De autoria dos deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Renato Câmara (MDB), campanha Junho Vermelho, quer incentivar a doação de sangue em Mato Grosso do Sul . Aprovada no ano passado, a Lei Estadual estabelece neste mês a realização de palestras, além de diversas ações educativas e publicitárias para que vidas sejam salvas, por meio deste gesto de amor ao próximo. 

 

Paulo Corrêa, que também é o atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), destaca que o Junho Vermelho autoriza ações integradas entre os três Poderes e aa partir de agora passa a constar no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

 

"Não deixemos que os estoques dos bancos de sangue fiquem sempre no limite. Junho é um dos meses com maior baixa, então, se puder faça sua doação, porque tem gente precisando desse nobre gesto de solidariedade. Com o período de férias chegando, mais gente nas estradas, mais acidentes, sem contar as pessoas que precisam das transfusões diárias. Uma única doação pode salvar mais de uma vida e, para nós, não tem nada mais importante que a saúde e a vida das pessoas", considerou o presidente Paulo Corrêa. 

 

Também autor da lei, o deputado Renato Câmara conclama a população para participar da campanha e destaca que doar é um ato de amor. "O Junho Vermelho é um mês marcado com a conscientização da doação de sangue e medula óssea. A sua participação é muito importante, porque mantendo os estoques de sangue e medula óssea, os órgãos reguladores poderão continuar fornecendo adequadamente esse item tão importante para salvar vidas. O ato de doar é um ato de amor. Participe você também", convida o parlamentar.  

 

Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, além de outras situações em que sejam necessárias as transfusões. 

 

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 51kg e bom estado geral de saúde. Há algumas doenças e medicamentos que impedem a doação – saiba todos os critérios aqui. Atualmente, Campo Grande conta com três Bancos de Sangue, que também fazem o cadastro para a Redome (doação de medula). Segundo o Hemosul/MS, atualmente 185 mil pessoas de MS já estão cadastradas na Redome

 

Doações podem ser feitas na Santa Casa que fica na Rua Rui Barbosa, 3.633, Centro. Segunda a sexta-feira das 7h às 12h, no Hemosul, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro, de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e sábado das 7h às 12h e no Hospital Regional, na Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, Aero Rancho, de Segunda a sexta-feira 7h às 12h.

 

Endereços das unidades localizadas nas demais regiões de Mato Grosso do Sul podem ser conferidos clicando aqui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS