Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 24 de Março de 2023, 18:17 - A | A

Sexta-feira, 24 de Março de 2023, 18h:17 - A | A

Reconhecimento

Juízas de Mato Grosso do Sul são destaque em congresso de inteligência

Magistradas tiveram trabalhos selecionados para exposição

Livia Bezerra
Capital News

Cecília Pederzoli

Juízas de Mato Grosso do Sul são destaque em congresso de inteligência

Centros de Inteligência do Poder Judiciário são uma resposta ao crescente volume de processos na justiça

Três juízas do Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) tiveram seus artigos selecionados para uma exposição durante o 1º Congresso dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, em Belo Horizonte (MG), e duas delas são de Mato Grosso do Sul. Thielly Dias Alencar Pitthan, da comarca de Ponta Porã, e Liliana Oliveira Monteiro, de Campo Grande. A terceira juíza que teve o trabalho selecionado é Sulamita Bezerra Pacheco, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). 

 

O trio integra um dos 11 grupos de Estudo, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (GEPDI) da Enfam. Quem representou a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) foi o diretor-geral da Ejud-MS, Des. Odemilson Roberto Castro Fassa e a  juíza Janine Rodrigues de Oliveira Trindade, que auxiliou na coordenação dos trabalhos.

 

O trabalho elaborado por Thielly e Liliana, em coautoria com o juiz Marcus Abreu de Magalhães, de São Gabriel do Oeste, teve a colaboração de um grupo de magistrados e de um servidor. 

 

Os autores falaram sobre o Tema 793 e a Judicialização de Medicamentos não Incluídos na Rename: recorte da saúde pública de Mato Grosso do Sul. A juíza Sulamita apresentou uma discussão sobre As Demandas Predatórias no Sistema de Juizados Especiais do Rio Grande do Norte.

 

Thielly destaca que a formação profissional da Enfam foi um diferencial. “Minha participação no congresso resulta da atuação formativa da Enfam, que tem incentivado a pesquisa pela magistratura e ofertado ações educacionais conectadas com a nossa realidade”, disse ela.

 

CIJEMS

 

O Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul (CIJEMS) foi criado pelo Provimento nº 542, de 18 de maio de 2021, em consonância com a instituição do Centro de Inteligência do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 349, de 23 de outubro de 2020. Seu objetivo é identificar e propor tratamento adequado da litigância predatória, repetitiva e de massa no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

 

A composição do CIJEMS divide-se em Grupo Decisório, formado pelos desembargadores Luiz Gonzaga Mendes Marques (coordenador do CIJEMS), Odemilson Roberto Castro Fassa e Vilson Bertelli, e o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Fábio Possik Salamene; e o Grupo Operacional, constituído pelas juízas Adriana Lampert, Janine Rodrigues de Oliveira Trindade, Liliana de Oliveira Monteiro, Thielly Dias de Alencar Pitthan, Eduardo Floriano Almeida e pelo juiz Marcus Abreu de Magalhães, além do servidor Rafael Buratto no apoio administrativo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS