Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 12 de Agosto de 2025


Cotidiano Terça-feira, 15 de Julho de 2008, 13:17 - A | A

Terça-feira, 15 de Julho de 2008, 13h:17 - A | A

Jucems oferece orientações sobre serviços on-line

Da Redação

A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) está distribuindo uma cartilha aos usuários com os procedimentos para uso dos serviços disponíveis no site do órgão (www.jucems.ms.gov.br). Através da internet, o usuário pode realizar todo o processo necessário para abertura, alteração ou extinção de empresa individual. “O site é um divisor de águas; os principais efeitos do acesso on-line são a redução no fluxo de pessoas atendidas nos escritórios da Jucems e a agilidade”, avalia o diretor-presidente do órgão, Wagner Bertoli, lembrando que serviços como livros digitais e a Ficha de Cadastro Nacional (FCN) ainda serão implantados.

A cartilha explica passo a passo a forma como o usuário deve fazer o registro de constituição, alteração ou extinção de empresa via internet. Um ponto importante, conforme o diretor-presidente da Jucems - é que, após a transmissão do documento on-line, vai surgir o aviso de sucesso na transmissão e o número do protocolo que deve ser anotado. “O usuário deve imprimir em quatro vias, assinar, reconhecer firma e protocolar na Jucems, juntamente com os demais documentos exigidos em cada ato”, ressalta.

Também estão disponíveis no site, o acesso a guias para pagamento de taxas, consulta do nome empresarial, emissão de capa única, requerimentos de certidões, DARF’s, declarações de microempresa e/ou empresa de pequeno porte, modelos de contratos e alterações, consulta de andamentos de processos na Jucems e empresário eletrônico. Alguns desses serviços eram pagos e passaram a ser gratuitos. “Estamos recebendo muitos telefonemas pedindo explicações sobre como utilizar os serviços do site, por isso estamos distribuindo a cartilha”, conta Wagner. Segundo ele, os principais usuários da Jucems no Estado são o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MS) e o Sindicato dos Contabilistas.

Para o presidente do CRC/MS, Alcyr Moreira Fernandes, a mudança foi muito positiva para os 6,5 mil profissionais do Estado, principalmente aqueles que trabalham no interior. “Além da economia de custos e tempo, a acesso on-line facilitou a vida dos empresários e dos contabilistas que, em quase a totalidade dos casos, são contratados para abertura de empresas”, explica.

O presidente do CRC/MS conta que está havendo muita procura de empresários de outros Estados que querem investir em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Cone-Sul. “Muitos contabilistas estão passando serviços para outros colegas porque não estão dando conta da demanda. A Jucems inovou e trouxe inúmeros benefícios para nós”, finaliza Alcyr. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS