Campo Grande 00:00:00 Domingo, 06 de Julho de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 24 de Março de 2023, 07:29 - A | A

Sexta-feira, 24 de Março de 2023, 07h:29 - A | A

Investimento

Itaipu autoriza nova ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul

Repasse foi autorizado após a etapa de licitação

Elaine Oliveira
Capital News

Divulgação/Portla MS

Itaipu autoriza nova ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul

Nova ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul

Foi autorizado pela Itaipu Binacional o repasse da primeira parcela de um convênio para a contratação de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) visando a construção de uma nova ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul. 

 

O repasse foi autorizado após a etapa de licitação, realizada pelo DER-PR. A empresa vencedora foi a Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento, de Santa Catarina. A partir do pagamento da primeira parcela do convênio, os próximos passos serão a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço.

 

Segundo o governo estadual, o valor repassado será de R$ 2,6 milhões, o que representa mais de 80% do total conveniado, de R$ 3,2 milhões.

 

A nova ponte deverá ter dois quilômetros de extensão, sobre o Rio Paraná, e vai conectar o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado, a Taquarussu (MS). O projeto é uma parceria entre Itaipu, Governo do Paraná, por meio do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem), e Governo de Mato Grosso do Sul.

 

A ligação promete encurtar e diminuir custos do escoamento agrícola até o porto de Paranaguá. Atualmente, o trajeto precisa ser contornado por São Paulo, na barragem em Primavera, que conta com tráfego lento e restrição de peso para caminhões.

 

A Prosul terá 18 meses para executar uma série de atividades, que incluem contagem de tráfego, levantamento topográfico, sondagens geotécnicas, estudos ambientais, levantamento de campo, entre outros.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS