AssCom Hospitais Cassems

Dois rins foram encaminhados para receptores compatíveis no estado de São Paulo
O Hospital Cassems de Campo Grande realizou a sua segunda captação de órgãos, na última semana. Em parceria com a equipe de captação e transplante renal da Santa Casa, dois rins foram encaminhados para receptores compatíveis no estado de São Paulo.
O filho da doadora conta que, apesar da mãe nunca ter expresso abertamente, sempre foi favorável a questão. “Ela não precisava dizer. Como professora e educadora, minha mãe sempre levantou a bandeira de ajuda ao próximo e estamos muito felizes e orgulhosos de poder ajudar outras pessoas”.
Os médicos que conduziram a captação dos órgãos, Adriano Lyrio e Waldemar Abe, ressaltaram a importância de gestos como esse: “O que precisamos é que as pessoas tenham a noção de podem ajudar o próximo. Muitas vidas podem ser salvas por esse gesto altruísta”, explicam.
Para a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Ana Paula Silva das Neves, o ano de 2018 tem boas perspectivas de aumento no número de captações. “As pessoas cada vez mais estão se conscientizando da importância da doação de órgãos e é muito importante também que os hospitais tenham sempre a iniciativa de notificar a OPO caso surjam novas oportunidades como o Hospital da Cassems fez”, ressalta.