Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Cotidiano Sábado, 18 de Setembro de 2021, 14:51 - A | A

Sábado, 18 de Setembro de 2021, 14h:51 - A | A

Solidariedade

Hemosul receberá 217 bolsas de sangue vindas do Ceará

Medida visa reforçar os estoques sanguíneos do Hemocentro

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação

O órgão solicitou ajuda da população para receber doações com urgência

Órgão solicita ajuda da população para receber doações com urgência

Com objetivo de ampliar os estoques de sangue do Hemosul Coordenador, Campo Grande  recebe neste sábado (18), 217 bolsas dos tipos  A+, A-, B+ e B- vindas do Ceará. A iniciativa foi viabilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Coordenadoria Geral do Sangue e Hemoderivados, vinculada ao Ministério da Saúde.

 

Conforme a administração estadual, o remanejamento é realizado quando alguns estados estão com sobra e outros apresentam falta ou baixo estoque sanguíneo. A unidade do Hemosul da Capital já auxiliou no reforço dos estoques de diversos estados por meio do envio de bolsas (sangue), como São Paulo, durante a pandemia da Covid-19.

 

Ao todo serão enviadas 143 bolsas do tipo A+, 22 de A-, 50 B+ e 2 B-. De acordo com direção do Hemocentro, após o comunicado de situação de emergência a população de Campo Grande se mobilizou e nos últimos dias conseguiram suprir a falta do tipo de sangue O+.

 

Apesar da contribuição, o Hemosul ainda precisa de doações para repor o estoque de sangue nos tipos, tipos O-, O+ e A+, que seguem em situação de alerta. Por isso, a unidade atenderá em período integral neste sábado (18), das 7h até às 17h. Todos os tipos são bem-vindos.

 

Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.

 

De acordo com a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.

 

Pessoas que receberam a vacina H1N1 devem esperar 48 horas para realizar a doação de sangue. Quem se vacinou contra a Covid-19 precisa se atentar aos prazos de cada imunizante. Pessoas vacinadas com a Coronavac/Butantã precisam esperar 48 horas para doar. Já para a vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz é necessário esperar 7 dias para doar. A vacina da Pfizer exige o prazo de 7 dias de espera para efetivar a doação.

 

Serviço:

As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. O Hemosul Coordenador está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande. A Unidade Hemoterápica Santa Casa-Hemosul está localizada na rua Rui Barbosa, N° 3633, no Centro de Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas no site www.hemosul.ms.gov.br

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS