Com objetivo de ampliar os estoques de sangue do Hemosul Coordenador, Campo Grande recebe neste sábado (18), 217 bolsas dos tipos A+, A-, B+ e B- vindas do Ceará. A iniciativa foi viabilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Coordenadoria Geral do Sangue e Hemoderivados, vinculada ao Ministério da Saúde.
Conforme a administração estadual, o remanejamento é realizado quando alguns estados estão com sobra e outros apresentam falta ou baixo estoque sanguíneo. A unidade do Hemosul da Capital já auxiliou no reforço dos estoques de diversos estados por meio do envio de bolsas (sangue), como São Paulo, durante a pandemia da Covid-19.
Ao todo serão enviadas 143 bolsas do tipo A+, 22 de A-, 50 B+ e 2 B-. De acordo com direção do Hemocentro, após o comunicado de situação de emergência a população de Campo Grande se mobilizou e nos últimos dias conseguiram suprir a falta do tipo de sangue O+.
Apesar da contribuição, o Hemosul ainda precisa de doações para repor o estoque de sangue nos tipos, tipos O-, O+ e A+, que seguem em situação de alerta. Por isso, a unidade atenderá em período integral neste sábado (18), das 7h até às 17h. Todos os tipos são bem-vindos.
Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.
De acordo com a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.
Pessoas que receberam a vacina H1N1 devem esperar 48 horas para realizar a doação de sangue. Quem se vacinou contra a Covid-19 precisa se atentar aos prazos de cada imunizante. Pessoas vacinadas com a Coronavac/Butantã precisam esperar 48 horas para doar. Já para a vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz é necessário esperar 7 dias para doar. A vacina da Pfizer exige o prazo de 7 dias de espera para efetivar a doação.
Serviço:
As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. O Hemosul Coordenador está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande. A Unidade Hemoterápica Santa Casa-Hemosul está localizada na rua Rui Barbosa, N° 3633, no Centro de Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas no site www.hemosul.ms.gov.br.