Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 20 de Maio de 2021, 13:05 - A | A

Quinta-feira, 20 de Maio de 2021, 13h:05 - A | A

Atenção

Hemosul convoca doadores com urgência

Estado é crítico para estoques do tipo O

Lethycia Anjos
Capital News

Saul Schramm

Hemosul convoca doadores com urgência após zerar o estoque

Hemosul convoca doações tipo O

Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosul), de Campo Grande, está em situação de emergência para o tipo sanguíneo O. Conforme o Hemocentro, restam apenas seis bolsas de sangue no estoque estratégico do tipo O-, a situação também é preocupante no estoque do tipo O + positivo com apenas 24% em reserva. 

 

A coordenadora-geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, explica que a instituição atende unidades hospitalares de todo Mato Grosso do Sul, por isso é necessário manter um nível estratégico de bolsas para casos de urgência e emergência. “Nós precisamos do apoio dos doadores nesse momento complicado onde os estoques chegaram em situação de emergência para as tipagens O, mas também há uma necessidade grande de A+. Todas as tipagens são importantes e precisamos dessas doações”, destacou a coordenadora via assessoria.

 

Com objetivo de incentivar a doação e proteger a saúde de doadores, a Rede Hemosul adotou rígidos protocolos de biossegurança para a prevenção da Covid-19, como a implantação do agendamento para a coleta sanguínea. 

 

Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal. Aos sábados não há necessidade de programar a coleta, basta comparecer à unidade portando documento oficial com foto.

 

De acordo com a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.

 

Serviço:

As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Hemosul em Campo Grande.

 

Hemosul Coordenador - Av. Fernando Correa da Costa, 1304, Centro - Campo Grande/MS, fones: (67) 3312-1500  3312-1517 / (67) 99298-6316 WhatsApp. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h, no 1º sábado de cada mês o atendimento é das 7h às 17h. 

 

Hemosul Santa Casa - Rua Rui Barbosa, 3633, Centro - Campo Grande/MS, fones: (67) 3322-4135. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 11h. 

 

 Mais informações podem ser obtidas no site: www.hemosul.ms.gov.br 

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS