Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 02 de Maio de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 26 de Março de 2008, 18:41 - A | A

Quarta-feira, 26 de Março de 2008, 18h:41 - A | A

Governo e ONGs organizam Conferência Estadual de Juventude

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Representante das entidades governamentais e não governamentais (Ongs) que irão coordenar os sete grupos de trabalhos da realização da 1ª Conferência Estadual de Juventude de Mato Grosso do Sul, reuniram-se hoje, na Governadoria para tratar da organização do evento. O governo de Mato Grosso do Sul realiza a 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, nos dias 28 e 29 deste mês, na Capital.

O evento tem por objetivos: incentivar e ampliar a participação dos jovens na construção e efetivação de políticas públicas voltadas para a juventude do Mato Grosso do Sul; apoiar a implantação de novos grupos e organizações de jovens; fortalecer a relação entre governo e a sociedade civil para maior efetivação de políticas públicas voltadas para a juventude. E ainda, divulgar e debater os parâmetros e as diretrizes da política estadual e nacional de juventude.

Os setes grupos que irão coordenar os trabalhos e as temáticas, durante a realização da Conferência Estadual envolvem representantes das áreas de Educação; Saúde; Segurança, Direitos Humanos, Cidadania e Meio Ambiente; Geração de Emprego e Renda (Funtrab); Cultura Esporte e Lazer, Mídia e Comunicação. Bem como, representantes dos grupos de Gênero, Raça e Diversidade Sexual; Juventude Indígena e Rural (com representantes da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária).

Os coordenadores dos grupos das entidades não governamentais são formados por representantes da União Estadual de Estudantes, (UEE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS); Ecoa; CDL; UFMS; Instituto Luter King; Conselho Nacional da Juventude; Federação da Agricultura Familiar.

Durante a reunião os membros do Comitê Executivo da Conferência Estadual de Juventude apresentaram o balanço das propostas realizadas nas Conferências Municipais, realizadas em 32 cidades do Mato Grosso do Sul. “Na Conferência Estadual vamos debater os assuntos das propostas das cidades do interior. Não irão surgir novas propostas”, disse Karoline Mendes, integrante do Comitê.

Segundo Karoline as maiores reivindicações estão nas áreas de educação; geração de emprego e renda; cultura, esporte e lazer; saúde (qualidade de vida) e transporte. E ainda, maior participação através dos conselhos de juventude.

As Conferências Municipais, em Mato Grosso do Sul encerraram suas etapas em março. Foram realizadas em 32 municípios, totalizando a participação de 6.580 jovens, sendo eleitos 132 delegados para etapa estadual.

A 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude terá abertura na sexta-feira (28), às 19 horas, no auditório do Centro de Capacitação de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Campo Grande (Cecap) – Rua Ernesto Geisel, 4009 – Cetro.

A conferência tem como tema: “Desenvolvendo Políticas de Juventude”. Os organizadores contam com a participação de aproximadamente 100 entidades representativas dos organismos de juventude.

Está prevista a presença do governador, André Puccinelli. E também Dulcinéia Miranda, da Secretaria de Políticas Culturais, do Ministério da Cultura, na abertura do evento. Uma realização do Governo do Estado e Governo Federal, em parceria com Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Câmara dos Deputados; Conselho Nacional de Juventude e Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento da Juventude (Codejuve). (Da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS