Campo Grande 00:00:00 Domingo, 04 de Maio de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 25 de Agosto de 2008, 07:08 - A | A

Segunda-feira, 25 de Agosto de 2008, 07h:08 - A | A

Governo dispõe de Núcleos de Educação Especial em todo o Estado

Da Redação

O governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (SED), desenvolve, desde 2007, políticas públicas com o objetivo de promover a educação inclusiva de alunos especiais.

Em cada um dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul existe um Núcleo de Educação Especial, onde trabalham 102 técnicos especializados em educação especial que atendem as escolas estaduais e municipais.

Segundo Vera Carbonari, coordenadora da Educação Especial, o movimento da Educação para Todos, do Ministério da Educação (MEC), preconiza a idéia de que todos têm o direito de estar na escola, independente de raça, etnia, gênero ou deficiência. “A política da inclusão deve garantir aos alunos com necessidades especiais o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos, oferecendo apoio necessário para o seu desenvolvimento, minimizando suas dificuldades de aprendizagem decorrentes das deficiências”, explica Vera.

Atendimento aos alunos especiais

Para o atendimento a alunos com paralisia cerebral, a educação possui 123 professores itinerantes escolares, 55 mobiliários adaptados distribuídos e 150 em processo de fabricação, 10 ponteiras para utilizar nos laboratórios de informática e 166 professores itinerantes domiciliares para alunos que estão impedidos temporariamente de freqüentar a escola por problemas de saúde.

Para a classe hospitalar, o governo oferece atendimento educacional especializado para alunos internos dos hospitais: Santa Casa, São Julião, AACC, Hospital Regional, Hospital Universitário de Dourados. Mais de 4.138 alunos são atendidos anualmente por hospital.

São 120 salas de recursos para deficiência mental distribuídas em 60 municípios com aproximadamente 1.915 alunos, que as freqüentam no contraturno do ensino regular. São 44 salas de recursos distribuídas em 40 municípios com aproximadamente 462 alunos e 20 salas de recursos distribuídas em 17 municípios com aproximadamente 147 alunos. O governo ainda possui 24 salas de recursos especiais distribuídas em 24 municípios com aproximadamente 345 alunos.

Altas habilidades

O Núcleo de Altas Habilidades/superdotação oferece atendimento a alunos com Altas Habilidades/superdotação, matriculados na Rede Estadual de Ensino, com sala de recursos multifuncionais e encaminhamentos para instituições públicas e privadas para potencializar sua alta habilidade. São, atualmente, 75 alunos identificados. Além disso, o governo está implantando 29 Brinquedotecas, que beneficiarão os alunos com necessidades especiais em 29 municípios.

Os professores estão participando de oficinas de educação especial e inclusiva nos municípios, através de cursos de extensão e especialização em educação especial, dos quais participam 300 professores na modalidade a distância em parceria com o MEC/Seesp, divididos em todos os municípios e recebendo apoio e orientação dos técnicos dos Núcleos de Educação Especial.

Libras

A língua de sinais, Libras, também tem sido priorizada pela SED. Um curso de metodologia para o ensino de libras para 25 professores ouvintes e 25 surdos será realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com início no dia 11 de agosto. Já foram realizados cursos de Libras em 50 municípios, beneficiando a comunidade em geral e instruindo aproximadamente 44 mil alunos.

O governo disponibilizou 177 intérpretes em língua brasileira de sinais para alunos surdos que estão matriculados nas 89 escolas pólo nos 78 municípios, totalizando 310 alunos surdos matriculados no ensino regular.

Foram também produzidos 637 livros em Braille, 284 materiais ampliados, cinco livros digitalizados e gravados, 30 apostilas ampliadas, 75 apostilas em Braille e 25 provas em Braille também.

A educação possui ainda o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, que visa implantar a política educacional de inclusão de pessoas que apresentam quadro de surdez, promover formação continuada aos profissionais da educação da Rede Pública de Ensino e orientar as famílias e comunidade. Atende 39 municípios totalizando três mil alunos. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS