Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025



Geral Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 16:28 - A | A

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025, 16h:28 - A | A

Contratações temporárias

Natal deve impulsionar mais de mil vagas temporárias no comércio de Campo Grande

Otimismo marca expectativa do comércio da Capital para contratações temporárias no Natal

Anderson Ramos Lino
Capital News

O comércio de Campo Grande projeta um fim de ano com mais movimento, estabilidade e boas perspectivas para quem busca uma oportunidade de emprego temporário. É o que revela a pesquisa “Perspectivas Empresariais para Contratações 2025”, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), que ouviu 100 empresas de diferentes segmentos.

O levantamento mostra que 59% dos empresários pretendem manter o mesmo volume de contratações temporárias de 2024, enquanto 36% planejam ampliar suas equipes para atender à demanda de Natal. Apenas 5% estimam reduzir o número de vagas — percentual que reforça o ambiente de confiança no setor.

O setor de vestuário lidera a representatividade entre as empresas participantes, seguido por eletrônicos, calçados, brinquedos, perfumaria, cosméticos e joias.

Pico de contratações em dezembro

A pesquisa indica que a primeira quinzena de dezembro será o período mais intenso de contratações, citado por quase 50% dos entrevistados. A segunda quinzena aparece com 16%, enquanto 22% dos empresários pretendem contratar ainda em novembro.

Cerca de 83% das empresas planejam abrir até duas vagas temporárias, perfil que reflete a predominância de micro e pequenos negócios no comércio campo-grandense.

Quase 90% pretendem efetivar temporários

Um dos dados mais expressivos é a intenção de efetivação: 88,6% dos empresários afirmam que pretendem manter os temporários após o período de festas. O número demonstra confiança na continuidade do ritmo de vendas em 2026 e destaca o fim de ano como porta de entrada para o emprego formal.

O presidente da ACICG, Renato Paniago, avalia o cenário com entusiasmo.
“A maioria dos empresários mantém expectativas de contratação no mesmo patamar do ano passado, e mais de um terço pretende ampliar o número de colaboradores. Isso revela estabilidade, o que é muito saudável diante do cenário econômico atual.”

Setor prepara ações promocionais

A movimentação no comércio deve começar antes mesmo de dezembro. A pesquisa mostra que 98% das empresas pretendem participar de ações promocionais no período pré-natal, o que deve aquecer o fluxo de clientes ainda em novembro.

“Essas campanhas devem impulsionar o movimento no comércio e preparar o terreno para o aumento das vendas em dezembro”, destaca Paniago.

Com previsões de cerca de 1,1 mil vagas temporárias entre outubro e dezembro no setor terciário — que engloba comércio e serviços — o fim de ano em Campo Grande promete oportunidades, estabilidade e perspectivas positivas para o início de 2026. 

Google Street View/Reprodução

Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG)

Quase metade dos empresários contratará na primeira quinzena de dezembro, aponta ACICG.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS