As obras do ramal ferroviário da Arauco começaram na última semana e marcam uma nova etapa da expansão logística em Mato Grosso do Sul. O trecho terá 47 quilômetros, conectando a futura fábrica de celulose de Inocência à malha norte da Rumo, permitindo o transporte direto até o Porto de Santos. A empresa prevê que um comboio com cem vagões saia diariamente carregando cerca de 96 toneladas cada.
Segundo a Arauco, todo o projeto já está respaldado por autorizações ambientais, fiscais e regulatórias. Entre elas, a concessão da ANTT, a licença de instalação, a autorização para atuar como Agente Transportador Ferroviário e os estudos ambientais que garantem o início das obras. “Com a conclusão desses atos autorizativos, o empreendimento alcança plena conformidade legal”, afirmou Alberto Pagano, diretor de Logística e Suprimentos.
O traçado seguirá paralelo às rodovias MS-377 e MS-240, atravessando apenas áreas rurais. Para garantir segurança e acesso às propriedades, estão previstas passagens inferiores e superiores, além de ajustes viários. No ponto onde o ramal cruza o córrego São Mateus, será construída uma ponte de 270 metros para reduzir impacto ambiental. A empresa mantém diálogo com moradores das 40 propriedades afetadas e avança nas áreas onde os acordos já foram concluídos.
Além da ferrovia, o pacote logístico inclui a aquisição de 23 locomotivas e cerca de 750 vagões. A empresa estima reduzir em até 7 mil viagens de caminhões por mês, com 94% menos emissões. “Trata-se de uma iniciativa capaz de redefinir a dinâmica econômica de Inocência e de todo o entorno”, destacou Carlos Altimiras, presidente da Arauco Brasil. O projeto também inclui R$ 4,3 milhões em compensações ambientais ao Imasul pelos próximos 24 meses.
Marcelo Armôa, Semadesc
Anunciado o começo das obras do ramal ferroviário da Arauco nesta última semana
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