Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 07 de Maio de 2025


Geral Quinta-feira, 27 de Julho de 2023, 17:54 - A | A

Quinta-feira, 27 de Julho de 2023, 17h:54 - A | A

Inclusão

Colar de girassóis vira símbolo de identicação para pessoas com deficiências ocultas

Além de ser um instrumento de empoderamento, promove o respeito, a empatia e a inclusão

Layane Costa
Capital News

Agora pessoas com deficiências ocultas terão como símbolo de identificação uma fita com desenhos de girassóis, isso porque foi sancionada a Lei 14.624. É o caso da surdez, do Transtorno do Espectro Autista (TEA), das deficiências cognitivas, entre outras. Em alguns municípios brasileiros, e até mesmo em outros países, a fita já é usada como símbolo para deficiências ocultas.

O uso do cordão será opcional, o exercício dos direitos da pessoa com deficiência não está condicionada ao acessório. Assim, como o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado. O cordão de girassol previne mal-entendidos, dando mais tranquilidade e segurança aos usuários e aos atendentes.

“A invisibilidade das pessoas com deficiência é uma constante, quando nós falamos das pessoas que têm uma deficiência invisível isso se torna ainda mais grave, muitas vezes passam por alguns constrangimentos e situações difíceis e essa identificação, que é o colar de girassol, vem mostrar para a sociedade que as pessoas estão ali e precisam de respeito”, frisa a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes.

O Colar de Girassol, além de ser um instrumento de empoderamento, promove o respeito, a empatia e a inclusão na sociedade diversa em que vivemos. À medida que as pessoas passam a assumir suas deficiências, o objetivo é que elas sejam cada vez mais visíveis e valorizadas, dentro desse novo contexto de inclusão e acessibilidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS