Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025



Cotidiano Sexta-feira, 23 de Abril de 2010, 15:08 - A | A

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010, 15h:08 - A | A

Fiscais do Procon analisam qualidade do álcool e gasolina vendidos na Capital

Nadia Nadalon-estagiária - Capital News

A qualidade do álcool e da gasolina vendida nos postos de combustíveis da Capital está sendo analisada por fiscais do Procon. Segundo o órgão, 16 postos foram visitados desde segunda-feira (19) e nenhuma irregularidade foi encontrada.

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, explica que a pesquisa por amostragem está sendo feita em 30 estabelecimentos, que representam 20% do total de postos da Capital. A intenção é verificar se a quantidade de etanol existente na gasolina e de água no álcool está dentro dos índices permitidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os fiscais também estão verificando se existe o lacre do Inmetro nas bombas de combustível e a origem do produto vendido.

De acordo com Lamartine, a análise do combustível é feita por meio de um kit, que todo posto é obrigado a ter. O teste é feito pelo próprio frentista, para evitar dúvidas sobre os resultados.

No ano passado, pesquisa realizada em 150 postos da capital teve resultado satisfatório, segundo Lamartine. Os postos que apresentarem combustível fora do padrão ou que não tiverem o kit para aferição poderão receber multas, que variam de R$ 200 a R$ 3 milhões.

Os postos que apresentarem mistura de combustível com índices superiores ao permitido, que é de 20% podendo chegar a 22% com margem de tolerância e limite de incerteza, terão os nomes divulgados, mesmo antes de ser concluído o processo administrativo. Os trabalhos de fiscalização devem ser concluídos até o final deste mês.

Por: nadia Nadalon-estagiária - (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS