A nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul – Fetagri/MS quer agilidade do governo federal no processo de reforma agrária no Estado. Valdenir Nobre de Oliveira, eleito e empossado na presidência da entidade, disse que as metas e objetivos da federação não mudaram: “Precisamos urgentemente que a reforma agrária ande em nosso Estado e que os projetos de ajuda aos assentamentos sejam acelerados”, afirmou.
Valdenir tomou posse no último dia 18 e ao mesmo tempo em que tem procurado colocar “a casa em ordem”, tem trabalhado também para que os projetos de reforma agrária e dos assentamentos andem no Estado. “A situação das nossas famílias, acampadas nas beiras de estradas e muitas nos assentamentos, está crítica e precisamos reverter esse processo em benefício delas”, afirmou o novo líder sindical à frente da Fetagri/MS.
POSSE - O governador André Puccinelli participou da posse da nova diretoria da Fetagri/MS e disse na presença de lideranças sindicais de todo o Estado que seu governo tem sido parceiro com os movimentos sociais, sobretudo do campo, e que essa junção de esforços tem avançado programas como a agricultura familiar.
Para Puccinelli, a eleição do novo presidente da Fetagri renova o quadro diretivo da entidade fundada em 1979 e fortalece as relações do movimento do campo com o governo e com outros setores apoiadores, como a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), o Incra e o Senar (Serviço de Aprendizagem Rural), gerando mais produção e harmonia no meio rural. “Da nossa parte, estamos torcendo para que o Valdinir faça uma grande gestão e, conciliador como é, vai unir a federação e os trabalhadores”, destacou.
O novo presidente da Fetagri, em seu discurso, agradeceu a presença do governador e disse que existe um respeito mútuo na relação entre o governo e o movimento sindicalista rural.
Sua posse foi prestigiada também pelo presidente da Famasul, Eduardo Riedel, que colocou a entidade à disposição da Fetagri. “Temos muitas questões em comum”, afirmou Riedel.
Também estiveram presentes ao evento o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch; Celso Cestari, superintendente do Incra; Rogério Beretta, superintendente do Senar; deputado estadual Cabo Almi; e representantes de sindicatos rurais, centrais dos trabalhadores e do Sistema Famasul.
DIRETORIA – A nova diretoria da Fetagri/MS está assim constituída: Valdinir Nobre de Oliveira, presidente; Alaíde Ferreira Teles, Vice-Presidente e Secretária de Política Agrícola; Divina Rosa da Cruz, Secretário Geral e de Política Sociais; Juraci da Silva, Secretário de Administração e Finanças; Maurilho Sebastião Espinoza, Secratária de Assalariados e Assalariadas Rurais; Jose Martins da Silva, Secretaria de Meio Ambiente; Ramiro Moyses Neto, Secretária de Reforma Agrária; Aline Souza Santos, Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais MS e Eugênio Benites, Secretária de Formação e Organização.