Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 25 de Junho de 2016, 13:46 - A | A

Sábado, 25 de Junho de 2016, 13h:46 - A | A

Começou

Estudantes abrem revezamento da tocha olímpica na capital

Chama olímpica percorrerá 40 quilômetros por vias públicas de Campo Grande

Patrick Alif
Capital News

Deurico/Capital News

Estudantes abrem revezamento da tocha olímpica na capital

Revezamento teve início por volta das 13h20; chama olímpica percorrerá 40 quilômetros

A tocha olímpica chegou em Campo Grande por volta das 13h20 deste sábado (25) e teve sua primeira recepção na base aérea da capital.

 

No local, estiveram presentes realizando a recepção da tocha, a Banda Marçal, do Instituto Mirim, além das polícias Militar, Rodoviária e a Guarda Municipal de Campo Grande.

 

As primeiras a carregarem o símbolo olímpico foram as estudantes Júlia Veiga de Oliveira, 13 e Yasmin Ramos Feniamos, 14. Ambas são alunas da Escola Estadual Múcio Teixeira Júnior.

Patrick Alif/Capital News

Estudantes abrem revezamento da tocha olímpica na capital

Júlia Veiga de Oliveira e Yasmin Ramos Feniamos

 

As garotas venceram um concurso de redação da escola, promovido para o oitavo e nono ano. A instituição ficou em primeiro lugar de Campo Grande no ranking do Índice de Educação básica (IDEB) e foi credenciada a participar do evento.

 

De acordo com Cléia Aparecida Freitas Siqueira Corrêa, a escola recebeu com muito entusiamo a notícia da escolha. "Recebemos uma carta do ministro da educação, afirmando que nossa escola foi selecionada. Decidimos então fazer um concurso para definir os dois alunos que carregariam o símbolo olímpico", afirma.

 

Júlia afirmou que recebeu com muita gratificação a possibilidade de participar do revezamento. "O Brasil é considerado o pais do futebol mas neste ano estamos recebendo um evento relacionado a todos os esportes. Participar deste momento para mim não tem preço".

 

Deurico/Capital News

Estudantes abrem revezamento da tocha olímpica na capital

Sabrina Basílio de Assis

Yasmin revelou que os colegas da escola estão prestigiando o momento. "Eles ficaram me zuando, falando que eu teria que correr bastante, mas estão felizes por nós duas", contou.

 

A professora de Educação Física, Sabrina Basílio de Assis, acompanhou as duas estudantes nos primeiros 200 metros do revezamento.

 

Segundo ela, ser escolhida para a ação, é algo inesquecível. "Fui selecionada pela Secretaria Municipal de Educação e estou muito emocionada por fazer parte deste momento e ainda mais por ser a primeira", afirma.

 

Patrick Alif

Estudantes abrem revezamento da tocha olímpica na capital

 Familias foram prestigiar início do revezamento na capital

Jaqueline Alencar veio prestigiar o evento com o marido e as filhas Yoko Higa de quatro anos e Akeni Higa, de 10. Segundo ela, é importante trazer as crianças para prestigiarem um fato relacionado aos jogos olímpicos. "estou aqui na verdade por causa delas. Elas insistiram muito para acompanhar este evento histórico e eu apoiei essa escolha", revela.

 

De acordo com a organização do evento, 153 pessoas participarão do revezamento. 

 

Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) todo o trajeto está interditado para que o comboio da tocha tenha tranquilidade para percorrer livremente. O bloqueio das vias está sendo feito à medida que o comboio for avançando, sendo interditado sempre cinco cruzamentos à frente de onde ele estiver. Conforme os condutores e demais envolvidos forem passando, o trânsito estão sendo liberados. 

 

Atuam como batedores durante a passagem da Tocha Olímpica, os agentes municipais de Trânsito, os guardas municipais, policiais do Batalhão Militar de Trânsito de MS, Polícia Federal (PF) e Policia Rodoviária Federal (PRF), além dos integrantes da Força de Segurança Nacional.

 

 Saiba mais

  Tocha atravessa lago de barco e pira olímpica é acesa por campeão mundial de atletismo
  Apresentações culturais marcam visita da tocha em universidade
  “Foi como ganhar na loteria”, revela motorista que carregará a tocha olímpica na capital
  Ao som de berrante, Chama Olímpica chega à Campo Grande
  Tocha olímpica percorrerá 40 quilômetros com direito a passeio de canoa em Campo Grande

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS