Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 26 de Julho de 2021, 17:03 - A | A

Segunda-feira, 26 de Julho de 2021, 17h:03 - A | A

Queimadas

Estiagem é uma das maiores nos últimos 100 anos, diz governador Reinaldo Azambuja

Expectativa é para que chuvas se normalizam em agosto

Elaine Silva
Capital News

Chico Ribeiro/Portal MS

Estiagem é uma das maiores nos últimos 100 anos, diz governador Reinaldo Azambuja

Focos de incêndio no Pantana

“Estamos atuando diuturnamente para evitar esses incêndios florestais, tanto no Pantanal como em outras regiões. O governo investiu muito em equipar os bombeiros, brigadistas, as parcerias que a gente faz com o Ibama e com outras organizações não governamentais e temos atuado bastante. Se você olhar os níveis de incêndios, do ano passado para este ano diminuíram muito. Mas nós estamos vigilantes”, reforçou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobre o combate aos incêndios no Pantanal. O governador ainda afirmou que está confiante para que as chuvas se normalizem em agosto.

Edemir Rodrigues/Portal MS

Estiagem é uma das maiores nos últimos 100 anos, diz governador Reinaldo Azambuja

Governador de MS, Reinaldo Azambuja

 

Azambuja classificou como uma das maiores estiagens dos últimos 100 anos, a preocupação se estende também para outras regiões do Estado, durante entrevista à Jovem Pan News, nesta segunda-feira (26).  “Ajudaria muito. Tivemos um frio intenso, talvez uma das maiores geadas aqui no MS e isso prejudicou muito, pois secou muito a vegetação e temos que estar aí muito vigilantes no Pantanal como também em outras regiões do Estado”, disse o governador.

 

Para que as equipes cheguem aos locais de difícil acesso, o governador Reinaldo Azambuja encaminhou um ofício ao ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, solicitando apoio das forças armadas com o envio de aeronaves, conforme o Governo do Estado. “O problema do Pantanal é que é uma região remota de difícil acesso, então, muito do acesso a gente precisa de helicóptero e estamos buscando uma parceria com o Governo Federal para que possamos novamente ter uma parceria das forças armadas, no transporte das tropas onde não chega com veículos e você precisa de aeronaves”, disse.

Chico Ribeiro/Portal MS

Estiagem é uma das maiores nos últimos 100 anos, diz governador Reinaldo Azambuja

Focos de incêndio no Pantanal

Acompanhamento 

Incidência de focos de calor no Pantanal de Corumbá, município com maior porção do bioma, reduziu 81% de janeiro a julho de 2021 em relação aos últimos cinco anos, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os investimentos do Governo do Estado na compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros e as ações preventivas envolvendo as propriedades foram fundamentais para criar esse indicador positivo. Na tabela dos dez municípios brasileiros com maior número de focos concentrado de 2017-2021, Corumbá ainda se mantém na segunda posição, com 502 incidências, de 1º de janeiro a 25 de julho. No entanto, na comparação ao acumulado de focos dos últimos cinco anos, a Capital do Pantanal apresenta uma redução significativa de 81%. No mesmo período de 2020, o número de focos foi recorde em cinco anos: somou 2.595, com elevação de 149%.

 

Nesta segunda-feira (26), conforme o Governo do Estado, os incêndios de proporção mediana estão sendo combatidos pelos bombeiros no Paraguai-Mirim e Porto Esperança, ao Norte e Sul de Corumbá, como parte da Operação Hefesto. No Porto Esperança, as chamas avançaram sobre a vegetação e chegaram a destruir os dormentes da antiga ferrovia Noroeste do Brasil. No Pantanal de Corumbá, mais de 40 fazendas sediaram o treinamento dos trabalhadores rurais para a formação de brigadas realizado por duas guarnições do Corpo de Bombeiros. O sindicato rural do município estima que mais de 150 peões foram capacitados com aulas teóricas e práticas de campo, entre maio e julho, incluindo também noções de primeiros socorros. Na região do Paiaguás, os bombeiros foram transportados de helicóptero.

 

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, em ações integradas com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Instituto de Meio Ambiente (Imasul) e Polícia Militar Ambiental (PMA), mantém o acompanhamento e combate aos  incêndios florestais secundários que ocorrem no Pantanal e está verificando todos os pontos de focos registrados em outras regiões do Estado. Ação acontece com o revezamento de 50 homens em Corumbá. 

 

O monitoramento do período crítico no Estado, devido a prolongada estiagem e baixa umidade relativa do ar, está sendo feito durante 24h pela corporação, a partir da Sala de Situação montada no Centro de Proteção Ambiental (CPA), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Com os alertas emitidos, as guarnições se deslocam para as áreas de focos imediatamente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS