Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Maio de 2026


Cotidiano Quinta-feira, 02 de Setembro de 2010, 15:32 - A | A

Quinta-feira, 02 de Setembro de 2010, 15h:32 - A | A

Entidades se unem para conscientizar motoristas

Ângelo Smaniotto - (www.capitalnews.com.br)

C civierca de 30 instituições entre escolas públicas e particulares, projetos governamentais e não-governamentais e representantes da sociedade civil organizada juntaram-se aos órgãos de trânsito do Estado e da Capital para levar uma mensagem de paz e segurança para a população campo-grandense nmanhã desta quinta-feira (2).

A passeata foi realizada ecomo parte do Plano de Ação para Redução de Acidentes (Para), com o lema “Trânsito sem Acidentes é Resultados de Pessoas Conscientes”. O movimento que começou na rua Pedro Celestino, em frente ao Colégio Auxiliadora, passou também pelas ruas Maracaju, 13 de Maio e Afonso Pena, até encerrar na Praça do Rádio Clube.

“Com este evento temos a expectativa de conscientização da comunidade porque o problema com o trânsito é um problema social que deve ser combatido com ações como esta e garantir que as leis de trânsito sejam respeitadas”, afirmou o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), que também esteve presente na caminhada.

Para o comandante-geral da PM no Estado, coronel Carlos Alberto David dos Santos, essa é uma ação que deve ser feita mais vezes, uma vez que o papel da Companhia Independente de Polícia e Trânsito (Ciptran) não é restrito apenas às ações de fiscalização, mas também na prevenção de acidentes. “Esta é ainda uma forma de resgatar o que se julga estar em falta no nosso trânsito, que é o respeito mútuo. Uma passeata como esta chama a atenção para a civilidade que deve acontecer dentro da sociedade”, observa.

“Estamos aqui hoje para fazer esta grande mobilização para conscientizar a sociedade para um trânsito mais humano e seguro, principalmente porque a maioria dos acidentes que acontecem são decorrentes de falha humana. Por isso, queremos envolver todos neste debate através do projeto“, diz o comandante da Ciptran, major Alírio Villasanti.

Tanto os órgãos de trânsito quanto a sociedade uniram-se em torno de um bem maior. “Mostramos um exemplo de integração efetiva principalmente entre os órgãos de trânsito. E o primeiro item que está no resultado desta integração é o sucesso”, observa o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade, salientando a parceria com a Ciptran que garante ações integradas de fiscalização e prevenção no trânsito da cidade.

Um fato importante é que além de conscientizar os motoristas que já circulam nas ruas, as crianças já crescem tendo em mente quais as atitudes corretas para maior segurança. “Eu considero muito importante este tipo de passeata na rua porque chama a atenção das pessoas para que todas tenham mais atenção às regras de trânsito. Fazer isso com crianças é ainda mais interessante porque é uma maneira de formar motoristas mais sábios no futuro”, comenta a agente de inspeção de alunos, Dalva Comir Santos.


Por: Ângelo Smaniotto - (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 16/08/2010 - 16:04
  Preso em cadeia de Campo Grande, prefeito Artuzi alega inocência e que vídeo é armação

 07/08/2010 - 11:00
  Motociclista do RJ chama trânsito de Campo Grande de "insano" após acidente

 07/08/2010 - 10:12
  Ciptran anuncia dados sobre mortes no trânsito de Campo Grande; junho é o mês mais violento

 26/07/2010 - 16:07
  Campo Grande apresenta aumento de 46% em número de acidentes e feridos no trânsito

 30/06/2010 - 10:44
  Estudo visa minimizar violência no trânsito

 15/06/2010 - 16:26
  Comitê de trânsito avalia condições de vias em acidentes fatais

 07/05/2010 - 10:53
  Capital tratará violência no trânsito como questão de saúde pública e criará núcleo de estudo sobre o tema

 16/04/2010 - 10:41
  Mortes no trânsito crescem 61% na Capital

 14/04/2010 - 11:12
  Convênio tentará reduzir a zero índices de acidentes de trânsito em Campo Grande

 17/03/2010 - 15:08
  Gestão de Trânsito se reunirá para discutir medidas

 09/09/2009 - 13:41
  No instante em que Câmara discute "Paz no Trânsito", dois graves acidentes deixam feridos na Capital

• • • • • 

• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 

• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS