A Companhia de Participações em Concessões CCR venceu o leilão da BR-163 em Mato Grosso do Sul. A proposta da companhia é de cobrar pedágio R$ 4,38 para cada 100 quilômetros, 52,74% a menos que o valor máximo estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de R$ 9,27.
O certame começou às 10 horas desta terça-feira (16), na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e durou menos de meia hora.
Além da CCR, apresentaram propostas as empresas Queiroz Galvão, Obebrecht Transport S.A, Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e Triunfo Participações e Investimentos S.A.
O único consórcio a participar do certame é formado pelas empresas EcoRodovias, Líder Logística, Coimex, Rio Novo Locações, Tervap Pitanga Mineração, Contek Engenharia, A. Madeira e Urbesa. O grupo foi chamado de Rota do Futuro.
A vencedora terá o direito de cobrar pedágio na BR-163, em Mato Grosso do Sul, por 30 anos. Em contrapartida, toda a rodovia será duplicada e a empresa ou consórcio será responsável pela manutenção das pistas, além de ter de implantar uma série de melhorias.
A assinatura do contrato de concessão está prevista para acontecer no dia 06 de março de 2014.
Serão nove praças de pedágio na rodovia: em Bandeirantes, Caarapó, Campo Grande, Mundo Novo, Naviraí, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.
(editada às 11h13 para acréscimo de informações)