Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022, 08:11 - A | A

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022, 08h:11 - A | A

Martelo Batido

Empresa espanhola vai administrar Aeroporto de Campo Grande por 30 anos

Leilão foi vencido pela Aena que será responsável também por Corumbá e Ponta Porã

Rogério Vidmantas
Capital News

Anderson Ramos/Capital News

Aeroporto Campo Grande

Aeroporto de Campo Grande terá nova administração pelos próximos 30 anos

O Aeroporto Internacional de Campo Grande terá nova administração. Em leilão realizado pela  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa espanhola Aena arrematou o 

bloco mais esperado da sétima rodada do programa de concessões aeroportuárias, que incluiu entre os ativos o Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital paulista, o segundo mais movimentado do país. A Aena já detém a concessão de seis aeroportos na Região Nordeste, entre os quais os de Maceió e do Recife. 

 

A empresa espanhola adquiriu todo o bloco SP-MS-PA-MG, que, além de Congonhas e do Internacional de Campo Grande, inclui os aeroportos de Corumbá e Ponta Porã, no interior do Estado. Estão no pacote também Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará; e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais. O valor oferecido foi R$ 2,45 bilhões, o que significou ágio de 231,02% sobre o valor de referência estabelecido em edital. A concessão é por 30 anos e não houve concorrência no leilão deste bloco, pelo qual apenas a Aena fez proposta.

 

Segundo a Anac, o programa de concessão aeroportuária do Brasil já havia repassado à iniciativa privada 77,5% do tráfego nacional entre os anos de 2011 e 2021. Com a sétima rodada, esse percentual deve atingir agora 91,6% de passageiros atendidos em aeroportos concedidos no país.

Arquivo

Aeroporto de Corumbá

Aeroporto de Corumbá também será administrado pela empresa espanhola Aena

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS