Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024


Educação Terça-feira, 12 de Novembro de 2024, 09:38 - A | A

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024, 09h:38 - A | A

Enem 2024

Mais de 30% dos inscritos no Enem faltam ao 2º dia de provas em Mato Grosso do Sul

Taxa de abstenção no estado supera a média nacional; candidatos ausentes podem solicitar reaplicação até 15 de novembro

Viviane Freitas
Capital News

Mais de 33% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul faltaram ao segundo dia de provas, realizado neste domingo (10). Esse percentual corresponde a mais de 17 mil estudantes, superando a média nacional de ausências, que foi de 30,6%. No primeiro dia de provas, o estado registrou uma taxa de 28,8% de faltosos, o que representou mais de 14 mil candidatos.

Em 2023, 66,6% dos 47 mil inscritos em Mato Grosso do Sul compareceram aos exames, enquanto 34% se ausentaram. O Exame é dividido em duas etapas: no primeiro dia, os candidatos responderam questões de linguagens, ciências humanas e redação; no segundo, foram aplicadas provas de matemática e ciências da natureza. Os dados preliminares sobre a abstenção foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgará os números definitivos no dia 13 de janeiro de 2025.

O Enem é utilizado para ingresso em universidades públicas e privadas, além de ser critério para programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Candidatos que não compareceram ao primeiro dia de provas podem solicitar reaplicação do exame, caso apresentem justificativas como problemas de saúde ou falhas logísticas. As inscrições para a reaplicação foram abertas nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 15 de novembro.

Os candidatos que não puderam comparecer ao primeiro domingo de provas (3 de novembro) podem fazer a reaplicação nos dias 10 e 11 de dezembro. Para solicitar, é necessário acessar a Página do Participante, entre os dias 11 e 15 de novembro, e anexar documentos comprobatórios, como atestados médicos, caso o motivo tenha sido de saúde. O Inep analisará ainda os casos de falhas logísticas para determinar a reaplicação. Candidatos que deixaram o local de prova antes do horário permitido não têm direito à reaplicação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS