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Duplicação BR-163 põe em risco a divisão do distrito de Anhanduí pela CCR MS VIa
Nesta quinta-feira (2), uma comitiva formada por empresários, técnicos e vereadores irá a Brasília (DF) para pedir alteração do projeto de duplicação da BR-163. As obras abrangem o distrito de Anhanduí, que tem se manifestado contra a proposta com a argumentação de que a duplicação pode acabar com as tradicionais barracas na beira da rodovia. Integram a comitiva, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Mario Cesar (PMDB) e o vereador Carlão (PSB), para Brasília (DF), que farão uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o secretário-executivo no Ministério dos Transportes, Edson Giroto, buscando alterações na duplicação da BR-163.
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Grupo formado por vereadores, empresários e técnicos, vai até Brasília para pedir alteração da duplicação BR-163
Segundo a assessoria do vereador Mário César, a bancada federal de Mato Grosso do Sul também foi convidada para participar, com presenças confirmadas dos deputados federais Elizeu Dionizio (SD) e Tereza Cristina (PSB), além do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Osvaldo Abrão de Souza.
De acordo com Mario Cesar, o motivo da viagem é para deixar claro que nem a população de Anhanduí e muito menos os empresários estão satisfeitos com o projeto atual. "Existem poucas intervenções no perímetro, como rotatórias e passarelas. Isso vai dividir a cidade em dois. Além do mais, os acessos para as empresas não estão garantidos, podendo afetar a economia dos locais onde a duplicação vai passar. Precisamos de mais intervenções para ter acesso de um lado para outro. Também tem a questão do comércio, não podemos isolá-los, colocar num canto qualquer, pois isso está destinado ao fracasso", afirma o vereador.
Na última sexta-feira (26,) o parlamentar e empresários se reuniram com a concessionária CCR MSVia, empresa que venceu a licitação para a duplicação da BR-163. "Fomos muito bem recebidos, mas infelizmente foi a primeira vez que tivemos algum acesso ao projeto, mesmo com audiências públicas realizadas para discutir o tema. Apesar disso, o encontro foi muito importante para nos nortear em Brasília", disse.
A rodovia foi privatizada em 2014. A CCR tem direito de administrar a BR-163, que tem 1.780 km de extensão, por 25 anos. A duplicação teve início em julho do ano passado, e nos cinco primeiros anos, estão previstos investimentos na ordem de R$ 3,4 bilhões (valores de janeiro de 2014) para a realização de obras. O valor representa mais de 60% do total de R$ 5,5 bilhões a serem investidos até o final da concessão.