Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 25 de Novembro de 2008, 07:14 - A | A

Terça-feira, 25 de Novembro de 2008, 07h:14 - A | A

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado hoje

Da Redação (JG)

Certas atitudes tornam a conduta das pessoas mais solidária e consciente. Ajudar os mais velhos, orientar as crianças, cuidar do meio ambiente e zelar pela saúde coletiva são algumas delas. Nesse sentido, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data instituída em 1964.

O Hemosul orienta a população para que aproveite a data e seja mais um doador cadastrado de sangue. A instituição atende hospitais e entidades de saúde de todo o Estado, com todos os tipos de sangue. O Ministério da Saúde estimou que entre 3 a 5% da população deveria ser um doador fidelizado de sangue.

Entretanto, no Brasil, o número chega a 1,8% apenas; em Mato Grosso do Sul, um dos Estados com índices mais altos de doação, o total chega a 2,5% da população cadastrada como doadores de sangue.

A média ideal de doação de sangue por doador é a cada três meses. Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, no mínimo 50 quilos, não ter ingerido álcool até 48 horas antes da coleta e estar alimentado. Atendendo à essas condições mínimas, o doador pode se dirigir ao posto de coleta portando um documento oficial com foto.

Além do Hemosul, as doações podem ser feitas no Hospital Universitário, localizado na Avenida Filinto Muller, s/n°, Vila Ipiranga. O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, esquina com Padre João Crippa, Centro. O horário de atendimento é das 7 às 17h30. Mais informações pelo telefone 3312-1500.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS