Os municípios de Ponta Porã e Três Lagoas poderão emitir a partir desse ano o Certificado de Origem Digital (COD). O CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems criou dois postos de emissão do COD para as empresas exportadoras do Estado. Esses municípios agora poderão disponibilizar a emissão digital de certificados de origem para as empresas que vendem seus produtos para Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Venezuela, Uruguai, México, Índia e Israel.
De acordo com o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, o COD é um documento que comprova a nacionalidade do produto e é necessário para o exportador obter os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com outros países. “Além de evitar erros, reduzir custos com o fim da burocracia e dar maior segurança ao exportador, o serviço informatizado permite que o tempo médio de emissão do documento seja reduzido de dois dias para 15 minutos, contando desde o momento em que a empresa começa a preencher as informações até receber a aprovação”.
Ainda com informações do superintendente a emissão do COD dispensa a papelada e o exportador pode realizar seu preenchimento, diminuindo eventuais falhas e também agilizando o envio ao importador, garantindo, dessa forma, mais segurança nas operações e afastando o risco de falsificações.
Além de ampliar o número de postos de emissão do COD, ao longo deste ano serão realizadas mais quatro capacitações junto a despachantes aduaneiros e empresas exportadoras sobre o uso correto do sistema digital nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã. (Fonte: Fiems).