Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2020, 12:09 - A | A

Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2020, 12h:09 - A | A

Para o próximo

Captação de órgãos pela Santa Casa beneficia todo o Brasil

Ação foi possível com as doações no final de semana em Dourados

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Santa Casa

Captação de órgãos pela Santa Casa beneficia todo o Brasil

Rins foram encaminhados para Goiânia

 

Em 2019 Santa Casa realizou a captação de um coração, 21 fígados, 53 rins e três pâncreas. A Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Campo Grande realizou no último sábado (28) o acompanhamento de mais uma doação de órgãos em Dourados, no Hospital da Vida. 

 

O jovem de 24 anos doou coração, fígado, pâncreas, rins e córneas, sendo que um dos rins foi transplantado na Santa Casa. No domingo (29) à tarde, a Santa Casa também sediou a captação de rins e córneas de uma paciente de 64 anos, segundo a assessoria. Dos rins doados pelo paciente de Dourados, vítima de um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), um foi trazido e implantado no domingo (29) pela manhã em um paciente que fazia hemodiálise há cinco anos e o outro rim foi levado para Goiânia, além disto, o coração e o pâncreas foram para São Paulo, o fígado para Brasília e as córneas permaneceram no Banco de Olhos da Santa Casa para análises e, posteriormente, serem transplantadas.

 

Durante a doação no domingo à tarde da paciente vítima de um AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico), foram captados rins e córneas. Os rins foram encaminhados para Goiânia e as córneas ao Banco de Olhos do hospital. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS