Campo Grande vai contar com o primeiro templo maçônico exclusivamente feminino do Brasil. O local, denominado Templo Maçônico Feminino das Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas “Divina Luz do Oriente nº. 01”, “Filhas da Luz nº. 02” e “Obreiras da Arte Real nº. 03”, também será a sede do Grande Oriente Feminino do Estado de Mato Grosso do Sul – GOFEMS.
O lançamento do templo é um marco na maçonaria feminina sul-mato-grossense. O espaço garantirá independência administrativa e ritualística na condução das lojas, o que não é comum no meio maçônico, pois a maioria das lojas utiliza templos alugados e até mesmo espaços adaptados para seu funcionamento.
O terreno é de 1.440m², sendo de obra construída 246m² e capacidade para acomodar 200 pessoas. Foi erguido em terreno próprio e também com recursos de promoções e cotização das irmãs. A inauguração acontece hoje, dia 20 de agosto, às 20 h, na rua Anhembi, 136 – Bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
Histórico
Em 17 de setembro de 2002, sete mulheres fundaram a Loja Maçônica Feminina do Estado de Mato Grosso do Sul, chamada de Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Divina Luz do Oriente nº 01”.
No dia 14 de maio de 2005, um grupo de mulheres já bem maior e com requisitos suficientes, opta por dividir-se e criam mais duas Lojas denominadas Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Filhas da Luz nº 02” e Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Obreiras da Arte Real nº 03”. É fundado o Grande Oriente Feminino do Estado de Mato Grosso do Sul – GOFEMS, atualmente presidido por Dalciza Alves de Oliveira.
A nova sede é dedicada a apenas três graus (1 ao 3) (simbólicos), mas já foi projetada para atender futuramente outras escolas de graus mais elevados (do 4 ao 33).
A Maçonaria Feminina no Estado de Mato Grosso do Sul possui em seu quadro as obreiras, que são, na maioria, esposas de maçons e exercem atividades como profissionais liberais, comerciantes, odontólogas, advogadas, empresárias, professoras e funcionárias públicas.
Praticam-se a filantropia e solidariedade às comunidades, tendo realizado diversas benemerências junto a entidades assistenciais de Campo Grande, no Setor de Oncologia do Hospital Regional, AACC, Juliano Varela, Projeto Anhanguera, Projeto Pequeno Cidadão, Associação dos Renais Crônicos e Presídio Feminino. (Informações da Assessoria)