Campo Grande 00:00:00 Domingo, 11 de Maio de 2025


Cotidiano Terça-feira, 28 de Dezembro de 2021, 11:37 - A | A

Terça-feira, 28 de Dezembro de 2021, 11h:37 - A | A

Ampliação

Campo Grande tem 128 leitos para pacientes psiquiátricos

Também há vagas em residências terapêuticas para pessoas que desejam dar continuidade ao tratamento

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/PMCG

Campo Grande tem 128 leitos para pacientes psiquiátricos

Leitos para pacientes psiquiátricos

Foi ativado nesta segunda-feira (27) vinte leitos de psiquiatria na Santa Casa de Campo Grande. Com esta ampliação, o município passa a contar com 128 leitos de internação para estes pacientes, sendo um crescimento de 18,5% no número total de vagas disponíveis pelo SUS. Além destas há também 30 vagas em residências terapêuticas para pessoas que desejam dar continuidade ao tratamento, mas não possuem um local para moradia e apoio familiar para tal.

 

Recursos para implantação destes leitos estão assegurados através da Portaria n°148 de 31 de janeiro de 2012, que prevê recurso de R$ 66 mil de incentivo a abertura desses leitos e, com a habilitação dos mesmos pelo Ministério da Saúde, possibilita-se o pagamento de R$ 807.855,54 anualmente. Após tratamento em leito de internação, o paciente é referenciado. 

Divulgação/PMCG

Campo Grande tem 128 leitos para pacientes psiquiátricos

Secretario municipal de Saúde José Mauro Filho

 

A ampliação do número de vagas para internação e tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos e dependência de álcool e droga fortalece a política de desospitalização, a qual utiliza-se dos leitos apenas para os casos em que o paciente está em crise. “Campo Grande é o município que mais investiu em saúde de toda a região centro-oeste, e a abertura destes leitos é mais uma prova disso. A demanda pela saúde mental é uma das que não está relacionada à Covid-19, que mais cresceu neste período de pandemia”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.  

 

Estrutura 

Rede de Saúde Mental do Município é composta por 6 CAPSs, sendo 4 CAPS III, 1 CAPS A.D IV, 1 CAPS Infanto Juvenil, 1 Unidade de Acolhimento e 3 Residências Terapêuticas. Conforme a Prefeitura de Campo Grande, todas as unidades funcionam 24 horas por dia, com média de 1300 consultas ambulatoriais de saúde mental e 2000 mil atendimentos nos CAPS por mês. Somente a Rede Municipal possui 101 leitos para atendimentos de pacientes com problemas psiquiátricos ou usuários de álcool e droga. 

 

Além da estrutura própria, o Município conta com 12 leitos contratualizados no Hospital Regional para atendimento de pacientes álcool e droga e 27 no Hospital Nosso Lar para atendimento de pacientes com transtornos psiquiátricos. 

 

Os atendimentos de pacientes com transtornos leves e moderados também são realizados nas 72 unidades básicas de saúde do Município (UBS/UBSF). 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS