Campo Grande Quarta-feira, 29 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2008, 11:57 - A | A

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2008, 11h:57 - A | A

Campo Grande como sub-sede da Copa 2014 pode atrair investimentos em mobilidade urbana

Lucia Morel - Capital News

Facilitar a mobilidade urbana e modernizar esse setor é a prioridade do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) para sua próxima gestão. Para isso, ele espera que políticos e sociedade civil se unam e juntem forças em prol da aprovação da Capital como sub-sede da Copa 2014.

“Vi que Barcelona só desenvolveu sua mobilidade porque sediou uma Copa e Lisboa fez o mesmo quando sediou a Eurocopa”, afirmou o prefeito em entrevista nesta manhã à TV Morena, falando sobre sua viagem de 10 dias a algumas cidades de Portugal e Espanha.

Assim, Nelsinho acredita que a vinda de alguns jogos da Copa 2014 para CG é uma oportunidade ímpar de ver a mobilidade urbana da Capital crescer. “Será uma oportunidade única”, ressaltou.

Além disso, durante a entrevista, o prefeito também assegurou que já há projetos para a implantação de corredores viários, mobilizando o transporte em várias regiões da Capital, como a Afonso Pena, Júlio de Castilhos, Bandeirantes e Ernesto Geisel. Segundo o prefeito, também está prevista uma via ligando os bairros Moreninhas e Rouxinóis. Em todos os projetos serão implantadas ciclovias.

Para emplacar todas essas ações já foram encaminhados para o executivo municipal e também para o Ministério das Cidades os projetos citados. Além disso, o prefeito comentou sobre o breve lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade pelo governo federal. “Sem recursos do Governo Federal e da iniciativa privada, o município não tem como implantar, sozinho, projetos como este”, reforçou.

Sobre os custos, o prefeito se refere aos veículos leves sobre trilhos (VLT) e veículos leves sobre rodas (VLR), aos quais Campo Grande tem condições para se adaptar. A Via Morena, por exemplo, foi projetada para receber, caso haja necessidade, uma nova modalidade de transporte. Para tanto, seria utilizado o seu canteiro central cujas dimensões são compatíveis para este tipo de projeto. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS