A nova diretoria do Sindical/MS (Sindicato das Indústrias de Calçados do Estado de Mato Grosso do Sul) assumiu a entidade em cerimônia realizada na noite de ontem (01/12) na Incubadora Sindical, em Campo Grande. Para o novo presidente João Batista de Camargo Filho, os desafios da nova gestão estão na qualificação da mão-de-obra e captação de novas indústrias para o Estado, além de um trabalho intenso para conseguir novos associados.
“Atualmente, existem em Mato Grosso do Sul cerca de 80 empresas de artefatos de couro, isso inclui indústrias de calçados, selarias e outros. Dessas 80 apenas 20 estão ligadas ao Sindicato e precisamos intensificar as ações para que outras empresas se filiem, fortalecendo a entidade”, declarou João de Camargo.
Ele também ressaltou a importância de uma maior interlocução com o Governo do Estado para que sejam mantidos benefícios para o setor, como o regime diferenciado de ICMS. “Além disso, é fundamental estabelecer maior diálogo com o sindicato laboral, que atua na região do bolsão”, ressaltou.
Na região do bolsão estão concentradas pelo menos dez indústrias e levantamento feito pelo Sindical apontou que elas geram dois mil empregos, sendo que as outras regiões juntas têm quase 1.200 trabalhadores, sendo a maior parte das empresas micro e pequenas.
Expectativas
Para a assessora Sindical da Fiems, Carolina Palhares, é fundamental que os sindicatos busquem um maior número de associados, esse é um dos desafios comum a quase todas as entidades. “É importante alimentar o associativismo e discutir os interesses das indústrias para que elas apresentem as demandas e façam suas reivindicações de forma organizada”, disse, lembrando que o Sistema Fiems tem vários serviços para atender as necessidades tanto da indústria, quanto do trabalhador.
No momento em que entregou o cargo de presidente ao novo gestor, Moacir de Castro Jorge, destacou o quanto a Fiems está sempre disposta a contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento das entidades sindicais. “Na Federação temos um presidente muito disposto e isso é muito importante para que consigamos desenvolver um bom trabalho e para isso precisamos sempre nos manter unidos”, declarou.
Para Ieda Gracia da Silveira, da Mandala Confecções, a renovação do sindicato trás boas expectativas para o setor. “Vamos conseguir uma maior visibilidade das ações do sindicato”, disse. Já Rafael Yrigoyen, proprietário da Artec Artefatos de Couro, contou que participa do sindicato desde a fundação em 1998. “Vamos desenvolver ações que resultem no desenvolvimento das empresas”, reforçou.
Confira abaixo a relação da nova diretoria:
João Batista de Camargo Filho – presidente
Moacir de Castro Jorge - 1º vice-presidente
Carlos Alberto Mestriner - 2º vice-presidente
Francisco Bastos de Souza - 1º secretário
Kellyo de Souza Benites - 2º secretário
Claudino Rubbo - 1º tesoureiro
Márcio Keiti Hiramoto - 2º tesoureiro
Rafael Yrigoyen - diretor de patrimônio
Constantino Silva Santana – diretor-administrativo
Edson Luiz Germano de Souza - diretor social
Waniel Machado Sanches – suplente da Diretoria
Luiz Carlos Arpini - suplente da Diretoria
Luciane Ribas- suplente da Diretoria
Ieda Gracia da Silveira – conselheira fiscal
Odimar Siqueira – conselheiro fiscal
Francisco Ramos de Oliveira – conselheiro fiscal
Wilson C. Lemos – suplente do Conselho Fiscal
Valter Borges de Gouveia – suplente do Conselho Fiscal
Domingos M. Pimentel – suplente do Conselho Fiscal
João Batista Camargo Filho – delegado representante na Fiems
Carlos Alberto Mestriner – delegado representante na Fiems
Ieda Gracia da Silveira – delegada suplente representante na Fiems
Franscisco Bastos de Souza – delegado suplente representante na Fiems
(Com informações da Assessoria)