"Não podemos aceitar essas fakes news, que são feitas por pessoas inconsequentes. Dos recursos federais, ficaram R $2,9 bilhões para Mato Grosso do Sul, sendo R $190 milhões no combate a covid. Todos os nossos gastos estão disponíveis para a população acompanhar ", destacou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para derrubar o "fake news" sobre o repasse milionário da União ao Estado.
Em relação ao repasse para os gastos com a Covid-19, Mato Grosso do Sul recebeu da União R $190 milhões. Destes valores, R $61,5 milhões (32,36%) foram enviados aos 79 municípios do Estado e o restante seguiu para gastos importantes no combate à proliferação do vírus. Entre os principais gastos constam R$ 43,8 milhões para compra de materiais para hospitais, farmácias e laboratórios. Outros R $23,7 milhões foram usados na infraestrutura de hospitais de campanha, barreiras sanitárias e comunidades indígenas. Outro gasto importante seguiu na implantação de leitos no Estado (R $11,6 milhões), além de R $10,5 milhões de custos operacionais dos hospitais e R $ 8,8milhões na aquisição de equipamentos hospitalares.
Governo faz a prestação de contas dos seus gastos e ocupa o primeiro lugar no Índice da Transparência da Covid-19, do Instituto Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia a qualidade dos dados e informações publicados em portais oficiais relativos ao coronavírus.
Também foram repassados no ano passado R $11,9 bilhões de recursos federais ao Estado. Deste montante, R $5,2 bilhões (43,70%) foi enviado aos municípios do Estado, por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e no reforço para tratamento e gastos com a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, desta quantia, R $3,4 bilhões (28,60%) seguiu direto para os cidadãos, por meio de auxílios e benefícios individuais. O Governo do Estado recebeu R $2,9 bilhões (média de R $241,6 milhões por mês), o que representa 24,20% do montante. Nesta partilha de recursos, R $400 milhões estão relacionados à suspensão temporária das dívidas dos estados e municípios (3,30%).
Dos R $2,9 bilhões destinados ao Governo do Estado, R $1,25 bilhão se refere ao FPE (Fundo de Participação dos Estados), que se trata de um repasse constitucional obrigatório da União. Foram mais de R $130 milhões de convênios e emendas federais, R $200 milhões do Fundo Nacional de Saúde, R $400 milhões em relação a outras transferências constitucionais e legais, além de R $740milhões para compensação por perdas de arrecadação do Estado.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.




