O ramal ferroviário é de interesse dos três estados, porque interligaria importantes regiões produtoras do sul de Mato Grosso do Sul e do oeste de Paraná e Santa Catarina ao porto de Paranaguá (PR).
Desde que assumiu o governo, Puccinelli tem liderado discussões em busca de apoio do governo federal para concretização da obra ferroviária. Em outubro, ele conseguiu aprovar moção de apoio dos governadores do Codesul - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (formado por MS, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) à proposta.
As negociações envolvem também a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste, empresa que detém a concessão para construir e operar uma ferrovia entre Guarapuava (PR) e Dourados (MS), e servindo o Oeste e extremo Oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina.
Inserido na lista de projetos prioritários de Mato Grosso do Sul para a área de infra-estrutura, a ferrovia também é meta do governo paranaense para a consolidação do corredor oeste. Pela proposta, uma nova linha férrea interligaria Maracaju e Dourados, passando por diversos municípios de Mato Grosso do Sul até Mundo Novo, entrando no Paraná por Guaíra e chegando até Cascavel. Dali, o ramal estaria integrado à ferrovia que segue até o Porto de Paranaguá.
A expectativa de André na reunião é avançar nas discussões, assegurando não apenas o novo ramal para acesso à região portuária no leste brasileiro, mas a reativação do ramal Campo Grande – Maracaju – Ponta Porã, criando também uma saída para o lado oposto. “De Ponta Porã, nos ligaríamos a Resistência [província Argentina]. De lá já existe uma ferrovia até o Pacífico. Estaríamos bem no epicentro do Mercosul, com uma logística sem igual”, ressaltou o governador.
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