Campo Grande Quinta-feira, 30 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008, 16:17 - A | A

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008, 16h:17 - A | A

Águas vai desativar estação de tratamento no Marcos Roberto

Da Redação (LM)

O prefeito Nelson Trad Filho participará neste sábado, 20/12, às 8h30, de uma visita técnica de desativação da estação de tratamento de esgoto – ETE - Salgado Filho, localizada no bairro Marcos Roberto. A estação de tratamento de esgoto Salgado Filho foi inaugurada em 1997 e atende a região central e 34 bairros de Campo Grande, operando com capacidade para tratar 400 litros de esgoto por segundo. A desativação não é uma exigência do contrato de concessão, mas será realizada para atender solicitações feitas ao prefeito pela população do entorno devido ao odor característico do tratamento.

O esgoto dos bairros até hoje atendidos pela ETE Salgado Filho passará a ser tratado na estação de tratamento de esgoto Los Angeles. Para conduzir o esgoto até a nova estação, a Águas Guariroba investiu em obras de interceptação (tubulação que leva o esgoto coletado nos bairros para a estação de tratamento) e adequação das unidades de bombeamento. A estação de tratamento de esgoto Los Angeles faz parte do Programa Sanear Morena, que em três anos duplicou a rede de esgoto de Campo Grande, com investimentos de R$ 198 milhões obtidos junto à Caixa Econômica Federal. Só na nova estação foram investidos R$ 40 milhões.

A partir da desativação da ETE Salgado Filho, a ETE Los Angeles passará a tratar mais 400 litros de esgoto por segundo. A ETE Los Angeles está localizada na saída para Sidrolândia e ocupa uma área total de 106 hectares (10 hectares de área edificada). A opção pelo local da estação obedeceu a critérios técnicos e ambientais. Para evitar que eventuais odores passem para o lado de fora da nova estação de tratamento, foi feito o plantio de 70 mil mudas de eucalipto, oiti e murta para formar uma cortina arbórea em seu entorno.

Além da estação de tratamento de esgoto Los Angeles, com o Programa Sanear Morena a Águas Guariroba implantou 707,8 km de rede coletora de esgoto, 56 km de interceptores, linhas de recalque e emissários, executou 7 novas estações elevatórias e modernizou outras 5. Foram implantadas 54.401 novas ligações domiciliares. Atualmente, a rede de esgoto está disponível para 58% da população.

Com esta desativação da ETE Salgado Filho, a Águas Guariroba cumpre o compromisso do presidente Leonardo Barbirato Jr. feito ao prefeito e à população por ocasião da inauguração da ETE Los Angeles em julho deste ano. (Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS