Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Domingo, 23 de Junho de 2013, 07:26 - A | A

Domingo, 23 de Junho de 2013, 07h:26 - A | A

Festival de Teatro Brasileiro começa nesta semana

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Mato Grosso do Sul recebe pela primeira vez um recorte da diversidade da produção cênica do Distrito Federal. A 14ª edição do Festival do Teatro Brasileiro começa neste domingo (23) e até o dia 7 de julho irá apresentar espetáculos de teatro, dança e circo.

Durante a programação acontecerão oficinas de qualificação para dramaturgos, encenadores e atores, ações de fortalecimento da rede artes cênicas no Brasil, apresentações exclusivas para alunos da rede pública de ensino e rodada de negócios com a participação dos grupos do Estado.

O FTB promove mais uma vez o intercâmbio cultural entre os estados brasileiros. Depois de apresentar, entre maio e junho de 2012, espetáculos gaúchos para mais de 56 mil pessoas em Goiás e no DF, o Festival leva para Mato Grosso do Sul pela primeira vez uma mostra representativa produção do Distrito Federal, no teatro, dança e circo.

Foram escolhidos 11 espetáculos para toda a família, selecionados dentro de um universo de 70 inscritos. Ao todo, os grupos farão 24 apresentações. A curadoria de Ana Paula Bouzas e Fábio Espírito Santo primou pela qualidade dos espetáculos e as diversidades de linguagens existentes na cena cultural do DF.

Segundo os curadores, a proposta de diálogo e integração artística do FTB é das mais assertivas e pertinentes em um país como o Brasil. E sobre a produção do Distrito Federal testemunharam juntos ao encaminhar a lista de selecionados: “o cenário cultural a que tivemos acesso é admiravelmente rico. Um lugar onde temos desde a encenação mais tradicional do palco italiano ao experimentalismo do teatro itinerante; do underground realizado por jovens artistas ao teatro de rua resistente, político, ativista; das clássicas peripécias circenses ao olhar contemporâneo da dança em diálogo com as artes plásticas e o audiovisual; da tradição do mamulengo à transgressão bem humorada das intervenções urbanas”.

O Teatro do Distrito Federal será, pela primeira, vez objeto de circulação do Festival do Teatro Brasileiro. Outras seis cenas – a baiana, a pernambucana, a cearense, a mineira, a gaúcha e a paranaense (em execução) – foram destacadas pelo Festival. Este projeto que é singular no Brasil foi visto por mais de 210 mil pessoas em 13 unidades da federação (MA, CE, PE, SE, BA, DF, GO, MG, ES, RJ, SP, PR e RS). Com esta nova edição, o FTB quer contribuir com a difusão do que é mais representativo na produção cênica do Distrito Federal.

O Festival do Teatro Brasileiro – Cena Distrito Federal tem apoio da Fundação Estadual de Cultura do Mato Grosso do Sul/ Governo do MS e o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura/ Secretaria de Cultura do Distrito Federal/ Governo do Distrito Federal.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS