Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025



Viagens Domingo, 28 de Maio de 2023, 15:45 - A | A

Domingo, 28 de Maio de 2023, 15h:45 - A | A

Coluna Viagens

Maravilhas brasileiras que você não pode deixar de conhecer

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

De cachoeiras e praias a cidades históricas e regiões serranas, o turismo do Brasil

iStock

ColunaMarcoEusébio

O Brasil é um país muito extenso territorialmente, o que faz com que ele abrigue um dos mais diversos ecossistemas do mundo. As paisagens podem variar entre praias, cachoeiras, florestas, serras e cidades super desenvolvidas. Tal variedade de destinos, ocasiona na heterogeneidade da cultura brasileira, que é marcada — de norte a sul, e de leste a oeste — por diferentes crenças, costumes e etnias. Fato que torna o país ainda mais interessante para se conhecer propriamente a diversidade em vários âmbitos.

Além disso, graças a essa grande variedade de destinos, é possível selecionar um que atenda suas expectativas e ainda caiba no seu bolso sem extrapolar o orçamento. Para facilitar sua escolha, separamos algumas opções de lugares para você conhecer e decidir qual irá te deslumbrar primeiro:

 

● Foz do Iguaçu

 

Localizada no estado do Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu abriga um dos maiores tesouros paisagísticos nacionais: as Cataratas do Iguaçu. Elas estão localizadas na fronteira do Brasil com a Argentina e reúnem cerca de 275 quedas d’água, que podem alcançar até 80 metros de altura e se estender por mais de 2.700 metros.

Um dos destinos mais visitados no país, as Cataratas possibilitam diversas experiências: você pode observá-las pelas passarelas ou passear de barco na parte estável das cachoeiras, fica a seu critério. Mas uma dica interessante é se atentar a melhor época do ano para visitá-las, uma vez que o volume das quedas varia de acordo com a época do ano. Nos períodos de menos chuva — de maio a agosto — a água fica mais limpa e a visibilidade melhor.

Além disso, a cidade de Foz do Iguaçu oferece inúmeros outros passeios para complementar sua experiência, como restaurantes chiques — com carne artesanal —, e  parques, como o das Aves.  Devido à sua localização privilegiada, possibilita aos visitantes realizarem compras com bons preços na Argentina, mas principalmente no Paraguai, uma vez que é mundialmente conhecido por seus baixos impostos e boas oportunidades de compra.

Outra vantagem desse destino é que é de fácil acesso, há passagens para você viajar tanto de ônibus, quanto de avião. Mas, geralmente, as passagens de ônibus para Foz do Iguaçu são mais econômicas, depende da antecedência que você as compra. Por isso, não deixe de se organizar para seu passeio ficar ainda mais barato!

 

● Gramado

 

Também localizada na região sul, Gramado, cidade repleta de charme, tem a arquitetura influenciada pela cultura europeia e oferece uma grande variedade de passeios, tanto no verão, quanto no inverno. Majoritariamente frio durante o ano, o lugar exala romance até em suas características estruturais: nos cafés, nos agasalhos, nos passeios…tudo remete a um clima apaixonado de uma viagem para se fazer a dois.

A cidade também é um ótimo destino para divertir a família inteira, uma vez que oferece passeios divertidos e culturais, como a Snowland e o trajeto de Maria Fumaça. Além disso, a cidade conta com diversas outras atrações: o Lago Negro, por exemplo, que é rodeado por uma linda vegetação; com diversos parques e restaurantes temáticos, como a famosa pizzaria Cara de Mau, que entretém a criançada e os adultos com o delicioso rodízio de pizza + o show dos “piratas”, que são os garçons.

E no verão, ainda conta com o deslumbrante “Natal Luz”, onde a cidade é toda decorada com o tema e são feitos diversos shows públicos — nas ruas — e particulares — nos teatros — que são de se emocionar verdadeiramente. Por isso, não deixe de pesquisar um pouco mais sobre Gramado.

 

● Ouro Preto

 

Tesouro cultural do Brasil, assim como várias outras cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Preto carrega, entre ladeiras e ruas de pedra, um legado revoltante do período colonial, a escravidão. A cidade traz em sua arquitetura e estrutura o trabalho escravo, que jamais poderá deixar de ser lembrado e lamentado e, por isso, a conservação do patrimônio material do lugar é tão importante.

Logo no centro ouro pretano, há a Praça Tiradentes — espaço onde a cabeça do inconfidente foi exposta pela coroa para alertar as pessoas que tentassem enganá-la — que reúne o Museu da Inconfidência, a feirinha de pedra sabão, onde você consegue comprar várias lembrancinhas de recordação, cafés charmosos, restaurantes e casarões culturais onde moravam vários artistas e escritores brasileiros.

Visitar Ouro Preto é um verdadeiro mergulho na história e arte do Brasil, não deixe de planejar um roteiro que te permita conhecer as luxuosas igrejas banhadas a ouro, o parque do Horto dos Contos, as cervejarias — onde os amantes da bebida se deliciam com a cerveja artesanal característica da região — as minas de ouro e, por último, mas não menos importante: os cafés.

Conheça tudo sobre essa cidade e não deixe de visitá-la! A diversidade cultural, o clima, a comida mineira e o acolhimento farão você se apaixonar pela região.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS