Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 31 de Janeiro de 2021, 12:32 - A | A

Domingo, 31 de Janeiro de 2021, 12h:32 - A | A

Coluna Viagens

5 destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros em 2020

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

No ano passado, lugares com estrutura gastronômica e cultural entraram para a lista de mais visitados

Divulgação

ColunaTecnologia

Para fugir da rotina monótona que muitas pessoas tiveram em 2020 e ter um pouco de lazer, conforme a quarentena se tornou menos rígida, as viagens voltaram a acontecer. Dentro do Brasil, a principal preferência foram cidades litorâneas do Nordeste, mas, diferentemente de outros anos, não ficaram de fora dos roteiros locais que conquistam visitantes por oferecerem outros tipos de atrações.
 
É o que diz Gustavo Mariotto, head de marketing da agência de viagens online ViajaNet. “Observa-se uma ligeira mudança de comportamento do consumidor, com um interesse crescente por cidades com grande estrutura para atividades culturais e gastronômicas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, por exemplo”, diz Mariotto.
 
A expectativa é de que os destinos apresentados no ranking do ViajaNet continuem em alta em 2021, até porque muitos brasileiros não puderam passear durante o ano passado e devem remarcar as viagens a partir de agora.
 
1- Recife
Quem ficou com o título de querida dos viajantes brasileiros em 2020 foi Recife, que acumulou sozinha 3,3% das viagens nacionais que ocorreram durante todo o ano.


As grandes companhias aéreas, como Latam e Gol, por exemplo, tiveram uma grande frequência de passageiros indo ao encontro das belas paisagens naturais de Recife, que se misturam a obras arquitetônicas, como no mar de Boa Viagem, que tem sua orla decorada pela fachada do Parque Dona Lindu, projetada por Oscar Niemeyer, além do centro velho, que está sendo revitalizado.

2- Salvador
O segundo lugar foi para a capital da Bahia, com 2,5% das visitas feitas em território brasileiro. Por lá, o Pelourinho, as igrejas de arquitetura encantadora, os museus, restaurantes e as praias, é claro, encantam os viajantes. Entre as orlas mais populares estão Farol da Barra, Porto da Barra e Itapuã.


3- Fortaleza
Em seguida, aparece Fortaleza, no Ceará, com seu mar morno, sol forte quase o ano todo e versatilidade de opções, oferecendo praias em locais mais urbanizados da cidade e também em pontos mais pacatos, para quem busca sossego. Foram para lá 2% de todas as passagens vendidas.


4- São Paulo
Saindo do Nordeste, em quarto lugar está a capital paulista. É a única da lista que não é famosa por suas praias, mas tem atrações culturais e gastronômicas que não deixam os visitantes desocupados, além dos diversos parques que permitem o contato com a natureza.


5- Rio de Janeiro
Por último, em quinto lugar está o cartão-postal brasileiro mais conhecido. O Rio de Janeiro mistura viagens a negócio, por também ser um importante polo econômico para além do turismo, e viagens de descanso e lazer, que todos os anos levam milhares de turistas ao Rio para apreciar pontos turísticos clássicos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a icônica Copacabana.

 

 



 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS