Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Viagens Sábado, 30 de Julho de 2022, 16:57 - A | A

Sábado, 30 de Julho de 2022, 16h:57 - A | A

Coluna Viagens

3 cidades históricas de Minas Gerais para conhecer

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

De artefatos do período colonial às estruturas arquitetônicas, Minas guarda um pedaço importante da nossa história

iStock

ColunaViagens

Curtir uma boa viagem para relaxar é, sem dúvidas, algo muito desejado por pessoas do mundo inteiro – no Brasil, urge aquele momento das férias, em que é possível sair um pouco da rotina, experimentar novos lugares e conhecer novas pessoas. Quando se trata de viagem cultural, principalmente, vale a pena unir o útil ao agradável: tanto para relaxar quanto para aprender coisas novas da nossa história, o Brasil possui diversas cidades com opções de turismo histórico.

 

Um dos estados mais procurados para esse tipo de turismo é Minas Gerais. Considerado um dos destinos em que é possível ver muitas marcas da história do Brasil, as cidades históricas de Minas são imperdíveis para quem gosta de uma viagem mais cultural, sem deixar de lado a tranquilidade. Veja, abaixo, três cidades históricas de Minas para conhecer nas férias!

Diamantina
Conhecida como a cidade de Xica da Silva e do ex-presidente JK (Juscelino Kubitschek), a cidade está localizada no Vale do Jequitinhonha, e é muito procurada por turistas por conta de seus conjuntos arquitetônicos. Diamantina exibe um acervo histórico muito importante para a história do Brasil, e lá, é possível visualizar obras de Aleijadinho na Igreja da Nossa Senhora do Carmo e na Igreja São Francisco de Assis, que guarda o túmulo de Xica da Silva.

 

O Museu do Diamante, localizado na Estrada Real, também tem, em seu acervo, artes sacras e artefatos que eram usados durante o período da mineração.

Ouro Preto
Cidade clássica da rota histórica de Minas, Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio da Humanidade; lá, é possível experienciar cultura, arte e história em um só lugar. A estrutura arquitetônica e visual do período colonial ainda é bastante visível, e a Igreja de São Francisco, considerada a obra mais aclamada de Aleijadinho, é imperdível.

 

Em Ouro Preto, também há o Museu da Inconfidência Mineira, que guarda os documentos e os artefatos do período da inconfidência.

São João Del Rei
Também uma cidade tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, São João Del Rei é a terra natal de Tiradentes e do ex-presidente Tancredo Neves. Assim como nas outras cidades, ganham destaques igrejas, como a Nossa Senhora do Pilar e a Nossa Senhora do Carmo.

 

As casas coloniais e a Rua das Casas Tortas são atrações à parte: na rua, as casas são antigas e possuem portas coloridas, capazes de transportar os turistas para o período colonial.

Para todos os destinos, você pode se locomover de trem (entre São João Del Rei e Tiradentes, por exemplo, é possível passear de Maria Fumaça), ônibus ou procurar por carros para alugar ou comprar por um preço mais em conta, como Ford seminovos. O avião também vale para algumas partes dos caminhos. O que vale é conhecer esses patrimônios históricos e culturais do Brasil!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS