Campo Grande/MS, Sábado, 18 de Setembro de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 11 de Julho de 2021, 11h:58
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Metade da população mundial possui smartphones, de acordo com nova pesquisa

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Apuração da Strategy Analytics aponta que quase quatro bilhões de pessoas usam smartphones no mundo todo

iStock

ColunaTecnologia

Uma nova pesquisa realizada pela Strategy Analytics, empresa dedicada à análise e consultoria do setor de tecnologia, aponta que metade da população mundial já possui um smartphone. Ao todo, são 3,95 bilhões de usuários em junho de 2021 – uma marca que levou 27 anos para ser atingida.


À medida de comparação, em 1994, o mundo contava com apenas 30 mil usuários de smartphones, enquanto em 2012 esse número já tinha subido para um bilhão. De 2012 para cá, o total foi quase triplicado em menos de dez anos. O relatório ainda aponta que o aumento da procura e das compras de smartphones pessoais começou em meados de 2008, quando foram lançados os primeiros modelos de iPhones e dispositivos Android.


Neil Mawston, Diretor Sênior da Strategy Analytics, afirma que até 2030 o mundo alcançará cinco bilhões de usuários de smartphones. Além disso, o relatório também enfatiza que, já em 2019, metade da população mundial possuía acesso à internet, algo que foi claramente viabilizado com a popularização dos smartphones pessoais. Ainda de acordo com Mawston, os celulares são os computadores mais bem-sucedidos de todos os tempos, principalmente por causa de sua utilidade, conveniência e segurança, hoje já sendo uma ferramenta essencial no dia a dia das pessoas.


Os dados também mostram que, nos primeiros dez anos de smartphones, entre 1995 e 2005, a disseminação dos aparelhos não conseguiu alcançar nem 5% da população mundial da época. A princípio, a variedade era bem baixa, contando apenas com dispositivos Windows e Palm OS, mas hoje as pessoas contam com uma vasta gama de opções, que vão desde celulares LG até iOS da Apple.


Hoje em dia, mesmo com grande concorrência, a Apple lidera a lista de modelos de smartphones mais vendidos, sendo superada apenas pela Nokia, que lançou diversos celulares que foram muito populares entre 2000 e 2010. O iPhone é a linha de smartphones mais popular dos últimos anos, o que é reforçado pelos dados apresentados pela Strategy Analytics, indicando uma ascensão a partir de 2007, quando o primeiro modelo foi lançado.


Contudo, é importante ressaltar que a democratização dos smartphones só começou em 2008, como citado anteriormente. Foi nesse ano que o Google lançou o Android, que veio a se tornar o sistema operacional mais utilizado pelas fabricantes de smartphones. Tanto o iPhone, quanto o Android, foram decisivos para fazer dos celulares o que são hoje e espalhá-los tão rapidamente pelo globo.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix