Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Julho de 2024


Tecnologia Domingo, 09 de Junho de 2024, 14:47 - A | A

Domingo, 09 de Junho de 2024, 14h:47 - A | A

Coluna Tecnologia

Inteligência artificial transforma realidade das MPMEs brasileiras, segundo estudo da Microsoft

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Estudo da Microsoft revela que IA já é parte do dia a dia de 74% das micros, pequenas e médias empresas brasileiras e impacta positivamente os negócios

Vertigo3d / iStock

ColunaTecnologia

..

Um estudo encomendado pela Microsoft à Edelman Comunicação mostra que a inteligência artificial (IA) se tornou realidade para a maioria das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras. Na pesquisa, 74% das empresas entrevistadas afirmaram que já estão usando IA em suas operações, um aumento significativo em relação aos 61% do ano anterior.

O levantamento, que está em sua quarta edição, traça um panorama de como as MPMEs estão se adaptando às transformações digitais e qual o papel que a IA está desempenhando em seus negócios. Entre as principais motivações para a adoção da IA, estão a melhoria da experiência do cliente (61%), o ganho de eficiência e produtividade (54%) e a garantia da continuidade do negócio (46%).

A principal área de aplicação da IA nas MPMEs é o atendimento ao cliente: 69% das empresas usam IA como assistentes virtuais; 64% das empresas usam IA para agilizar tarefas repetitivas; e 43% das empresas já estão usando IA para gerar textos ou imagens.

Além disso, 94% das empresas entrevistadas afirmaram que veem um impacto positivo da IA na produtividade do trabalho; 91% das empresas entrevistadas disseram que houve uma melhora na qualidade do trabalho com a IA; e 88% dos entrevistados disseram que a IA impactou positivamente o nível de satisfação dos funcionários.

Para compra e venda de imóveis, a ferramenta que ainda se destaca é o CRM imobiliário, desenvolvido para o setor de forma específica. Dessa forma, é totalmente personalizado para o dia a dia dos corretores de imóveis e imobiliárias, acompanhando todo o processo com foco no relacionamento de longo prazo com o cliente.

Entre os benefícios da inteligência artificial para as micro, pequenas e médias empresas, está o ganho de eficiência e produtividade: 72% das empresas citaram ganho de eficiência e produtividade; e 46% das empresas relataram reduzir despesas como outra vantagem. Ainda destacam-se como benefícios a tomada de decisão baseada em dados e a diminuição de erros humanos.

Dessa forma, a inteligência artificial está se consolidando como uma ferramenta de apoio essencial para o dinamismo e o sucesso das micros, pequenas e médias empresas brasileiras. A tecnologia oferece oportunidades significativas para otimizar operações, aprimorar o atendimento ao cliente e impulsionar o crescimento dos negócios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS