Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Tecnologia Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020, 16:23 - A | A

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020, 16h:23 - A | A

Coluna Tecnologia

Cultura gamer: 4 livros para os aficionados por jogos eletrônicos

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Obras ajudam a entender a evolução do mercado, o desenvolvimento de diferentes plataformas e as histórias dos melhores jogos já criados

Divulgação

ColunaTecnologia

A indústria de jogos eletrônicos vem crescendo ao longo dos últimos anos, e, em 2020, deve se transformar em uma das maiores representantes do setor de entretenimento, superando os faturamentos das indústrias de cinema e música, com arrecadação total estimada em US$ 159 bilhões. De acordo com o site de estatística NewZoo, existem cerca de 2,7 bilhões de gamers espalhados pelo mundo, entre os adeptos de consoles televisivos e aqueles que preferem jogar com o suporte de um notebook gamer ou de um smartphone.

Com o crescente interesse das pessoas pelo mundo dos games – impulsionado também pela pandemia, que forçou a população a passar mais tempo em casa –, separamos uma lista de quatro livros que ajudam a entender melhor a evolução deste mercado, o desenvolvimento de diferentes plataformas e as histórias dos melhores jogos já criados. Confira!

A guerra dos consoles (2015)
O livro de Blake J. Harris destaca a história de uma das maiores rivalidades da indústria de videogames: a que existia entre os consoles Nintendo e Sega nos idos dos anos 1990. O trabalho de pesquisa é fruto de mais de 200 entrevistas com antigos funcionários de ambas as empresas e permitiu que o autor mergulhasse fundo nas estratégias que cada uma empregava para superar a outra – entre elas, a criação de jogos icônicos como Sonic e Donkey Kong Country e o lançamento dos hoje clássicos Mega Drive e Super Nintendo.  

1001 videogames para jogar antes de morrer (2013)
Um guia completo e organizado para quem deseja um compilado que inclua tanto jogos clássicos criados a partir dos anos 70, como os favoritos da era contemporânea. Com resenhas de autoria de jornalistas, designers e especialistas em jogos, o livro traz informações detalhadas sobre games que conquistaram sucesso de público e crítica (ano de lançamento, desenvolvedor, plataforma, gênero, etc.) e é uma fonte de consulta indicada para todos que se interessam pelo assunto, sejam eles veteranos ou novatos.  

Sangue, suor e pixels (2017)
Os bastidores do desenvolvimento de alguns dos principais games da indústria é o tema principal deste livro, fruto de extensa pesquisa realizada pelo jornalista Jason Schreier. Nele, o autor traz informações sobre a criação de dez jogos – Pillars of Eternity, Uncharted 4, Stardew Valley, Diablo III: Reaper of Souls, Halo Wars, Dragon Age: Inquisition, Shovel Knight, Destiny, The Witcher 3: Wild Hunt e Star Wars: 1313 – e detalha todas as intempéries que envolvem os processos criativo, comercial e financeiro, além de trazer entrevistas com os envolvidos.

Masters of Doom (2003)
Neste livro, o autor David Kushner conta a história da criação e desenvolvimento de Doom, jogo altamente popular, criado em meados dos anos 90 e pioneiro do gênero de tiro em primeira pessoa. A obra é uma espécie de biografia da dupla John Carmack e John Romero, criadores do jogo e apelidados de Lennon e McCartney dos videogames. O livro analisa a amizade e a rivalidade entre os dois ao mesmo tempo em que descreve o impacto cultural gerado pelo fruto dessa parceria. Imperdível para quem se interessa pela história dos PC games.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS