Campo Grande 00:00:00 Sábado, 06 de Dezembro de 2025


Tecnologia Sábado, 06 de Dezembro de 2025, 13:44 - A | A

Sábado, 06 de Dezembro de 2025, 13h:44 - A | A

Coluna Tecnologia

Como escolher o ar-condicionado ideal

Por Thais Hott

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Veja o que considerar em potência, tipo e eficiência para garantir conforto e economia em espaços de diferentes tamanhos

aquaArts studio/iStock

ColunaTecnologia

..

Escolher com carinho a decoração da casa e pensar em cada um dos detalhes que compõem os cômodos promovem um lar muito mais aconchegante e com personalidade. Mas, mais do que a preocupação com a estética, uma casa também precisa ser confortável, por isso cada espaço deve transmitir e proporcionar bem-estar para os moradores.

Um dos principais elementos para isso é incluir um aparelho de ar-condicionado nos cômodos. Entretanto, para que a área fique realmente com a temperatura adequada, é preciso considerar diversos fatores antes de escolher o modelo ideal, como o tamanho do cômodo e o número de pessoas que utilizam aquele espaço.

Por isso, entender melhor no que é preciso prestar atenção antes de decidir permitirá adquirir de forma certeira um ar-condicionado, visando as características necessárias para o conforto térmico.

A importância dos BTUs na escolha do ar-condicionado

O principal elemento na hora de escolher o equipamento de refrigeração ideal é entender o conceito de BTU, sigla para "British Thermal Unit", que, em tradução livre, significa "Unidade Térmica Britânica". Essa medição é utilizada pelos fabricantes para determinar a potência dos aparelhos, sinalizando principalmente a capacidade de refrigeração de cada modelo.

Com ela, é possível determinar a potência ideal para cada tamanho de cômodo, garantindo que a temperatura fique igualada no ambiente.

Existem diferentes formas de fazer esse cálculo. Algumas delas incluem consultar as informações oferecidas pelos fabricantes, utilizar as calculadoras online de BTUs ou seguir as recomendações gerais impostas pela NR17 do Ministério do Trabalho, que visa garantir o conforto térmico nos ambientes.

Considerando a média dos modelos disponíveis no mercado, para:

• áreas de 9 m², aparelhos com potência de até 7.500 BTUs;
• áreas de 15 m², aparelhos com potência de até 12.000 BTUs;
• áreas de 25 m², aparelhos com potência de até 22.000 BTUs;
• áreas de 40 m², aparelhos com potência de até 30.000 BTUs;
• áreas de 70 m², aparelhos com potência de até 58.000 BTUs.

Apesar das recomendações gerais, alguns fatores precisam ser considerados, como a necessidade de aparelhos mais potentes, principalmente em ambientes com luz solar intensa, eletrônicos que aquecem e janelas.

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) destaca ainda que é preciso considerar a quantidade de pessoas que utilizam o cômodo simultaneamente.

Para ambientes com até duas pessoas, a base de cálculo é de 600 BTUs por m². Quando há mais de duas pessoas no mesmo espaço, a associação recomenda somar 600 BTUs para cada indivíduo adicional. Em ambientes com alto índice de luz solar, esse número deve ser de 800 BTUs por m².

Considerar esses fatores antes de escolher o modelo de ar-condicionado tornará o aparelho muito mais eficiente, garantindo menor uso de energia elétrica e maior conforto térmico.

Modelos de ar-condicionado ideais para cada tipo de ambiente

Além da potência, há ainda a preocupação com o barulho que esses aparelhos fazem. Ambientes menores e destinados ao descanso, como quartos e salas, por exemplo, precisam de eletrônicos que emitem o menor ruído possível.

Além disso, a estética e a forma de instalação também são importantes, principalmente para quem não pode reformar os cômodos. Por isso, é aconselhável buscar também por aparelhos portáteis ou que permitam personalizar a parte externa, garantindo uma harmonia estética.

Checar promoções de diferentes modelos de ar-condicionado na Black Friday pode ajudar na escolha do modelo ideal para casa, garantindo bom custo-benefício e mais conforto no dia a dia.

Por fim, é aconselhável considerar eletrônicos que contenham o selo Procel, garantindo a eficiência energética daquele aparelho e reduzindo os custos no valor da conta de energia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS