Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Julho de 2024


Tecnologia Sábado, 11 de Maio de 2024, 13:46 - A | A

Sábado, 11 de Maio de 2024, 13h:46 - A | A

Coluna Tecnologia

Como melhorar o desempenho do PC para jogos?

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Veja algumas dicas que podem alavancar a performance da máquina

Gorodenkoff l iStock

ColunaTecnologia

..

O mercado de games é um dos que mais movimentam a economia mundial. Afinal de contas, são jogadores, espalhados pelo mundo inteiro, que adoram passar o tempo em frente ao PC, por exemplo. Também tem aqueles que disputam campeonatos e fazem desses momentos uma verdadeira profissão.

Mas, para chegar ao nível avançado, é indispensável haver um investimento correto para melhorar a máquina. Ou melhor, existem alguns truques que podem ser feitos até gastando pouco ou praticamente nada. Se não, jogar partidas online e games pesados vai se tornar um verdadeiro desafio. Então acompanhe o texto abaixo e veja como melhorar, de fato, o desempenho do PC para os jogos. Se liga!

Atualize os drivers da placa de vídeo

Esse é um dos primeiros passos para garantir que se tenha uma boa jogabilidade no PC. Quando se mantém os drivers em dia, a GPU (Unidade de Processamento Gráfico) vai continuar funcionando de uma forma mais rápida e eficiente.

Se o sistema operacional for o Windows, é possível realizar essa atualização por meio dele. Porém o recomendado é acessar o site do fabricante para realizar o download de arquivos mais atualizados.

Use o comando “Windows + R” no teclado e digite “dxdiag”, sem as aspas, e aperte Enter. Na aba “exibir” terá todas as informações necessárias sobre a placa de vídeo do PC.

Desabilite o Nagle

O algoritmo Nagle, do Windows, é responsável por regular o envio de pacotes das redes TCP/IP. Isso pode aumentar a latência (ping) das partidas online, deixando carregamentos com problemas, como lags e atrasos. Por isso, recomenda-se que ele seja desabilitado.

● Aperte as teclas “Windows + X”;
● Acesse o “Windows PowerShell”;
● Insira “ipconfig”;
● Procure pelo “endereço IPv4”;
● Anote o IP do PC;
● Clique em “Iniciar” e depois “regedit”;
● Abra o “editor de registro”;
● Copie e Cole o caminho na barra de endereços: HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesTcpipParametersInterfaces;
● Clique com o botão direito do mouse na pasta;
● Selecione “Novo > DWORD (32 bits) Valor”;
● Nomeie como “TcpAckFrequency”;
● Clique em OK;
● Selecione novamente “Novo > DWORD (32 bits) Valor”;
● Nomeie como “TCPNoDelay”;
● Clique duas vezes em cada;
● Defina seus parâmetros para 1;
● Se encontrar algum problema, redefina os parâmetros para 0.

Ative o modo jogo

O Windows 10 permite que o computador priorize a execução de jogos. Então, ao ativar esse modo, o PC tem uma melhora no desempenho e disponibiliza recursos úteis para os jogadores, como transmissões ao vivo ou gravador de tela.

Para isso, use o comando “Windows + I” no teclado. Clique em jogos e, em seguida, vá no “Modo de Jogo” e deixe ativado. Isso funciona superbem também em um notebook gamer barato e em outros modelos.

Desative updates automáticos

Essa função está disponível em computadores que têm as versões mais recentes do Windows. Então o ideal é que ele permaneça inabilitado para que não corra o risco de perder o andamento do jogo. Então é só determinar o momento ideal em que a máquina for utilizada.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS