Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Tecnologia Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, 12:32 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, 12h:32 - A | A

Coluna Tecnologia

5 lançamentos inovadores do Google em 2019 que você deveria conhecer

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Tecnologias baseadas em reconhecimento de voz e inteligência artificial revolucionam mercado digital

Divulgação

ColunaTecnologia

Em 2019, o Google balançou o mercado de tecnologia com uma série de produtos e projetos inovadores. Com foco no reconhecimento de voz e na inteligência artificial, a empresa demonstrou uma série de aplicações práticas da tecnologia para o nosso cotidiano. Abaixo, selecionamos cinco dessas inovações.

1. Tradução simultânea
A primeira geração de fones de ouvido do Google, chamada de Pixel Buds, chegou em 2017. À época, a companhia dizia que ele tinha um recurso de tradução, mas que funcionava ainda de forma rudimentar. Em janeiro de 2019, o Google Assistente recebeu uma atualização e passou a contar com a função intérprete, que faz tradução simultânea entre diferentes línguas. O Google, por sua vez, afirmou que colocará fones sem fio equipados com o assistente virtual e com este recurso.

2. Ferramenta para pessoas com deficiência cognitiva
Neste ano, o Google anunciou uma nova ferramenta, chamada Action Blocks. Com ela, é possível adicionar comandos do Google Assistente na tela inicial de telefones e tablets Android. Dessa forma, é possível pedir, por exemplo, um táxi com apenas um toque. A ideia é ajudar pessoas com algum tipo de deficiência cognitiva a viver de forma mais independente. Por enquanto, a ferramenta só está disponível em inglês e não há previsão de quando chegará ao Brasil.

3. Gravador com transcrição de áudio
Todos os jornalistas vibraram com essa notícia, assim como produtores e estudantes universitários. Transcrever entrevistas e palestras é uma tarefa considerada entediante e mecânica por muitas pessoas. Para resolver esse problema, o Google desenvolveu um app de gravação com transcrição para texto. Infelizmente, ele só está disponível no celular Pixel 4, aparelho da própria empresa.

4. Aprimoramentos no reconhecimento de voz de pessoas com síndrome de down
O Google atualmente busca melhorar o reconhecimento de voz da empresa para entender uma maior variedade de vozes, incluindo de pessoas com síndrome de down. A empresa fez uma campanha para recrutar indivíduos para colaborar com o projeto, que é em parceria com a agência FCB Canadá e a Sociedade Canadense de Síndrome de Down.

5. Orientação por voz no Google Maps para pessoas cegas
O Google anunciou uma atualização para o Google Maps que melhora a orientação por voz para pessoas com deficiência visual. O novo recurso consiste em novos anúncios verbais para o modo a pé e orientações mais detalhadas. O objetivo é expandir para vários países, mas por enquanto a funcionalidade só está disponível nos EUA e no Japão.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS