Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Moda e Beleza Sábado, 25 de Julho de 2020, 12:32 - A | A

Sábado, 25 de Julho de 2020, 12h:32 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Isolamento social pode aumentar queda de cabelo?

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Pessoas têm relatado nas redes sociais que os fios estão caindo em maiores quantidades durante a quarentena

Divulgação

ColunaModaEBeleza

Durante a escovação no banho, os fios aparecem mais vezes no pente e o ralo fica cheio. Ao acordar, é possível notar eles no travesseiro. Quando a mão é passada ao longo dos cabelos, fios e mais fios saem entre os dedos. No isolamento social, a percepção sobre a queda de cabelo aumentou.


"Atualmente, por causa da pandemia, as queixas por queda de cabelos aumentaram três vezes mais do que o habitual”, diz Ana Carina Junqueira, médica especializada em tricologia clínica e pesquisa.


Nesse sentido, há duas explicações principais para esse aumento da queda. A primeira alertada pelos especialistas é de que o aumento da queda nada mais é do que uma atenção mais alta aos acontecimentos durante a quarentena. Isso porque, com mais tempo em casa, as limpezas no local são mais frequentes e, assim, é possível ver muito cabelo espalhado pelo chão, roupas e lençóis.


Normalmente, caem em torno de 100 fios de cabelo todos os dias. A quantidade pode até parecer muito quando isolada, entretanto, temos cerca de 100 mil folículos no couro cabeludo. Nesse cenário, a queda é considerada normal e parte das fases do cabelo.


A segunda explicação é que o isolamento social pode, de fato, aumentar a queda de cabelo. Entre os fatores que colaboram para o fenômeno estão problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, alteração de tireoide, aumento da resistência à insulina e distúrbios nutricionais.


Deste modo, uma pessoa que não esteja se alimentando bem e apresenta quadros de anemia e esteja tratando uma doença com o apoio de corticoides pode apresentar maiores níveis de queda de cabelo. Do mesmo jeito que quem está passando por fases mais ansiosas e depressivas também estará mais sujeito ao aumento da perda de fios.


Para entender como esses fatores influenciam no cabelo, também é importante saber quais são as etapas de nascimento, crescimento e queda dos fios. "São três fases distintas, que são fisiológicas e normais do crescimento e do desenvolvimento do cabelo. A fase que se chama anágena, que é a fase de crescimento, dura de dois a cinco anos. Cerca de 85% dos fios estão nessa fase, por isso o cabelo cresce mais do que cai ou estabiliza", explica a dermatologista Juliana Neiva.


"A outra frase é a em que o cabelo está se degradando, mas está estabilizado, ou seja, ele não cai, mas também não cresce, e essa fase é chamada de catágena, que dura de duas a quatro semanas. E a gente tem uma terceira fase, de expulsão do fio, em que ele cai – ela dura mais ou menos três meses. Essas são as fases de um cabelo normal", explica.

Como saber se é uma queda normal ou não?
A característica mais comum do eflúvio telógeno – queda maior do que o normal ao dia – é que o fio que cai vai ficando menor, mais fino e menos encorpado do que o normal. Também é comum notar maiores quantidades no travesseiro ao acordar, no pente ao pentear e no chão durante uma limpeza.

Como prevenir?
Manter uma alimentação equilibrada, com alimentos que contenham ferro, vitamina B5, zinco, cálcio e cobre, é muito importante. Em alguns casos, como a da vitamina D, é possível complementar os níveis do nutriente com a suplementação.


Além da alimentação, é importante evitar dormir com o cabelo molhado, deixá-lo solto em alguns momentos do dia – ou o dia inteiro – e, mesmo durante a quarentena, lavá-lo na mesma frequência anterior ou em períodos mais curtos. Entretanto, não se deve espaçar ainda mais os dias de lavagem enquanto se está em casa.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS