Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Marco Eusébio Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021, 07:29 - A | A

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Vacina será distribuída ao mesmo tempo a todos os estados, diz Ministério da Saúde

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Ilustração

ColunaMarcoEusébio

Ministério diz que toda vacina adquirida será distribuída ao mesmo tempo a todos os estados

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado que acertou em reunião ontem com o Instituto Butantan que todas as vacinas contra a covid-19 produzidas pelo laboratório paulista serão adquiridas pelo governo federal e incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a doença para que brasileiros de todo o país recebam a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo ministério e as secretarias estaduais e municipais de Saúde. O anúncio acontece um dia depois de o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, ter afirmado que o estado vai começar a vacinar no dia 25 deste mês, caso o ministério não começar a imunização até essa data. Na quinta-feira, o ministro Eduardo Pazuello (Saúde) anunciou que o governo assinou acordo de compra de 46 milhões de doses de vacina do Butantan, que produz a Coronavac em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e que se comprometeu a comprar outras 54 milhões totalizando 100 milhões de doses.

Além da vacina do Butantan, o ministério diz que outros imunizantes adquiridos ou em negociação pelo Ministério da Saúde, que tenham aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantindo sua segurança e eficácia, seguirão o mesmo caminho, sendo incorporados e distribuídos a toda a população, ao mesmo tempo. "Os estados receberão as doses em quantidade proporcional à sua população e farão a distribuição aos 5.570 municípios brasileiros, de forma que todas as salas de vacinação do país recebam as vacinas o mais rápido possível. A campanha deve começar tão logo os imunizantes recebam autorização da Anvisa - para uso emergencial ou o registro definitivo -, e a vacinação será disponibilizada a todos de forma gratuita", diz a nota. O Butantan e também a Fiocruz, que está produzindo outra vacina em parceria com a Oxford no Brasil, pediram ontem à Anvisa as autorizações de uso emergencial que devem ser analisadas em até 10 dias.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS